segunda-feira, abril 19, 2010

Igualdade
E ainda falando dos símios, aposto que não sabiam que eles ligam imenso à igualdade de direitos. Pois é verdade: segundo um estudo vindo da Georgia State University que li há dias os macacos detestam injustiça e desigualdade e ficam fulos se se apercebem de que os outros macacos receberam mais disto ou daquilo ou tinham mais privilégios. Para o estudo levaram a cabo uma experiência em que juntavam macacos aos pares; cada macaco recebia uma pedra que ao entregar a um ser humano dava direito a uma recompensa. E a recompensa era uma rodela de pepino, ou uma toranja, que é mais apreciada pelos primatas. Quando ambos os macacos recebiam o pepino estava-se bem, mas se um recebia o pepino e o outro uma toranja dava sarilho e o macaco que só tinha recebido o pepino punha-se a fazer uma cena, todo ofendido e histérico; uns iam ao ponto de atirar o pepino para o chão ou de virar as costas, recusando-se a receber o pepino.

Isto faz-me lembrar uma altura em que estava feliz da vida até por acaso vir a descobrir que certos e determinados dos meus colegas por motivos mais ou menos abscuros estavam a receber um salário maior do que o meu – não fiz estrilho, mas que fiquei furiosa e com vontade de encetar uma revolução, lá isso fiquei ;-D