domingo, outubro 24, 2010

Métodos naturais 1
Nunca fui operada, logo não sei qual é a sensação de se estar anestesiado da cabeça aos pés. Mas se é um bocadinho só como a anestesia local que se aplica no dentista, deve ser desagradável. Para além de que dizem que é perigoso. Logo alternativas mais saudáveis são bem-vindas. E li há dias que um grupo de cientistas americanos ligados à John Hopkins University tinha descoberto, que imagens serenas e sons calmos da natureza – o cantar dos passarinhos, uma queda de água, etc e tal – diminuiam a sensação de dôr provocada por uma seringa enorme espetada nas costas numa operação à medula espinal: os pacientes que tinham tido esta esperiência natural tinham muito menos dôres que os pacientes que tinham sido operados de forma tradicional. Se foi o efeito da distracção, se as imagens e os sons tiveram efeito analgésico em si especificamente não se sabe ainda ao certo.
Mas é fantástico, não é?

2 Comments:

Blogger Menina said...

Também já ouvi falar na utilização de estados hipnóticos para fazer cirurgias sem anestesia..vi uma vez um programa sobre isso na tv e chegaram mesmo a fazer algumas cirurgias nessas condições que correram bem!

26 outubro, 2010 00:40  
Blogger Vida de Praia said...

Muito interessante, menina. Enquanto se "dormita", não se sente grande coisa e não tem certamente efeitos colaterais ;-)

26 outubro, 2010 08:32  

Enviar um comentário

<< Home