terça-feira, janeiro 25, 2011

Replay
Quando eu era adolescente se havia uma música de que gostava, tinha a mania de a pôe em replay e ouvia-a vezes sem fim. Se bem que nem precisasse, porque o meu cérebro já de si tem a mania de pôr as músicas em replay – infelizmente quer as que aprecio, quer as que detesto; basta ter ouvido uma música qualquer no rádio e... zás!: estou tramada com ela para o resto do dia.
Entretanto há dias descobri que esta tendência irritante serve uma função importante: quando temos uma música na cabeça, o cérebro liberta dopamina, que é uma hormona que nos põe de bom humor.. Porquê? Porque o cérebro, particularmente o feminino, não sei bem porquê, adooooora repetições e reconhecer padrões.
Foi um grupo de cientistas da universidade de Cincinnati que chegaram a esta conclusão. E apesar das vantagens das repetições musicais, felizmente também tinham algumas sugestões para ajudar uma pessoa a tirar uma música da cabeça: por exemplo distraindo o cérebro fazendo outras coisas, mudando o CD mental cantarolando uma música ainda mais irritante e mais complicada e por conseguinte difícil de fixar; cantando o último verso, já que muitas vezes o que se passa é que o cérebro está a tentar fazer é lembrar-se da música toda; “contagiar” outros – não é nada simpático, mas às vezes ajuda ;-D