sexta-feira, abril 20, 2012

Como tornar-se o empregado mais eficaz do mundo
Não sei se conhecem aquela situação em que independentemente do quanto se faça, as tarefas continuam a amontoar-se como se uma pessoa não tivesse feito nada. Há dias em que somos produtivos, mas há outros em que é mesmo assim. Daí ter resolvido explorar o assunto e tentar ver como aumentar a produtividade laboral sem stress.
Uma maneira de o fazer é possivelmente evitar fazer várias coisas ao mesmo tempo (o dito multitasking), que para além de nos deixar em stress divide a atenção, acabando por nos tornar menos eficazes.
Outra coisa que me distrai são os emails e há quem diga que é preferível lê-los 2-3 vezes ao dia do que cada vez que entra um na caixa de correio electrónica.
E depois há a conversa dos colegas, que por muito simpática que seja nos faz fazer mais pausas do que seria necessário. Uma vez li a sugestão de um consultor de se usar um código de cores para assinalar a disponibilidade para interrupções ou a falta a da mesma.
Aconselhava também a fazer listas de tarefas em vez de tentar lembrar-se de tudo de cabeça – o que eu aliás já faço, com bom efeito.