terça-feira, julho 10, 2007

Recorde
Ainda a propósito de recordes…
Quase não há vez que se ouça falar de um recorde para o Livro que Guinness que não saia dali exagero e/ou parvoeira e/ou negligência extrema a perigos. E gostava de saber a que nível é que as pessoas se informam antes de se sujeitarem a desportos e actividades radicais para fazer parte deste registo de feitos. Li por exemplo há dias que Dileepan Raj, um rapaz indiano de 15 anos para se tornar o cirurgião mais novo do mundo alegadamente conduziu uma cesariana sob a supervisão dos pais, ambos medicos, na sua clinica privada em Manaparai no distrito de Tamil Nadu, e que estes se arriscam a perder a sua licença se se demonstrar que isto se passou.
Entretanto en quanto pesquisava sobre o assunto, li que o cirurgião certamente mais novo do mundo, também ele indiano, é o jovem Akrit Jaswal (nas fotos) de 13 anos e um IQ de 146, que conduziu uma operação bem sucedida aos 7 anos de idade, depois de ter observado cirurgiões licenciados durante um ano e lido imenso sobre a material. Segundo a Oprah Winfrey, depois deste sucesso, foi procurado pelos vizinhos e por estranhos a quem tem dado conselhos médicos. E aos 11 anos foi admitido na Universidade do Punjab, onde está a tirar o bacharelato em química, botânica e zoologia, enquanto nos tempos livres tenta criar uma cura para o cancro.Azar para o Dileepan, que não sera desta que entrará para o Guinness… mas como é possível e aceitável dar tanta responsabilidade a um menor, por muito inteligente que seja?
Entretanto se algum dia tiver de ser operada vou exigir que o cirurgião para além das credenciais me mostre o BI, só por causa das coisas!…

4 Comments:

Blogger papel químico said...

eu vi um documentário sobre esse miúdo. os pais dedicaram a vida toda a convencer as autoridades que o miúdo tem, de facto, a cura para o cancro. a muito custo lá conseguiram que fosse recebido (nos EU, creio eu) pelos mais altos cérebros da investigação científica nessa área. o puto já queria ficar lá a trabalhar com eles e foi necessária muita diplomacia, bom senso e paciência para o convencer que ainda teria de estudar bastante até conseguir desenvolver uma linha de investigação sólida que pudesse mais tarde ser testada em laboratório. para além de um qi elevadíssimo, o pmiúdo tem uma auto-estima inabalável que o cega (e aos pais) completamente. e... é miúdo, claro. o pai ficou destroçado e separou-se da mãe. diz que só volta a ver o miúdo quando este for reconhecido mundialmente pelos seus grandes feitos. é triste.

10 julho, 2007 12:33  
Blogger Vida de Praia said...

Voltaste! Que bom! : )
Mas que história terrível a desse miúdo e dos pais! Ainda assim prefiro ter um QI mais modesto, que jamais desenvolverá uma cura nova para qualquer maleita, mas também não dará azo a conflitos e frustrações dessas.

10 julho, 2007 14:09  
Blogger papel químico said...

estou novamente de partida.. : )
mas gostei muito das boas notícias que encontrei por aqui.
sim, perante um quadro destes também prefiro não ter um qi xl.

10 julho, 2007 15:17  
Blogger Vida de Praia said...

Aliás, não vale a pena ter nada em XL... ; )
Boas férias! Beijinhos!

10 julho, 2007 15:43  

Enviar um comentário

<< Home