quinta-feira, março 27, 2008

Como a tua secretária
Li há dias uma notícia com um título deveras perturbante: nomeadamente que uma pessoa é como a sua secretária, no sentido de a secretária reflectir o seu dono. Porque se pensar no aspecto da minha secretária actualmente... ui!: aquilo é papelada por todo o lado, bilhetinhos para mim própria, meses de relatórios e notas ainda por arquivar, algum pó e migalhas. Uma foto do meu cara-metade e montes de recortes de jornal sobre o Cristiano Ronaldo cuidadosamente organizados debaixo de uma base A3 de plástico transparente – mas aí não há problema, que é a parte mais bonita e arrumada da secretária.
Os entendidos têm a teoria de que o estado de espírito do empregado depende crucialmente do estado da secretária e a decoração que uma pessoa escolhe para ela (neste caso: caos). E que ao mesmo tempo forma a opinião dos colegas e do chefe (oooops: caótica e desorganizada).
Segundo a revista Forbes, Meredith Wells, uma cientista da University of Eastern Kentucky chegou à conclusão de que quem dá um tom mais pessoal à sua secretária geralmente tem mais satisfação laboral (ah, ao menos isso: pode-se dizer que uma foto do cara-metade e a colagem do Cristiano Ronaldo – mais uma foto do craque no ecrã do computador – são toques pessoais – logo é satisfação garantida :-D). Em contrapartida dois estudos levados a cabo por Jeffrey Sanchez-Burks da Ross School of Business da University of Michigan e referidos num artigo na revista Fortune apontam para o perigo de uma pessoa ser vista como pouco séria e profissional, se dá um toque mais pessoal ao seu “pouso” de trabalho (ai, bye bye promoção) ou o faz numa entrevista para um emprego – isto entre os inquiridos de ascendência norte-americana; porque pelo menos os inquiridos brasileiros, como já era de esperar, não pareceram levar a coisa tanto a peito ;-)
(foto: Bax Lindhardt)

15 Comments:

Blogger Sorrisos em Alta said...

São teorias, valem o que valem...

Registei foi a de escreveres bilhetinhos para ti.

Também mandas mails para ti própria?
LOL

27 março, 2008 08:09  
Blogger Vida de Praia said...

:-P
Mails não - só bilhetinhos, listas e post its.

27 março, 2008 08:28  
Anonymous Anónimo said...

Já a mãe do Forrest Gump dizia que os sapatos dizem muito acerca de uma pessoa. (É arriscado ter fotografias do Cristiano Ronaldo no local de trabalho, as pessoas podem fazer juízos sobre ti.)

27 março, 2008 11:16  
Blogger ML said...

acho que não vou muito nessa teoria... lol

(tb escrevo bilhetinhos a mim propria...:p)

beijos

27 março, 2008 12:54  
Blogger Vida de Praia said...

E a mãe do Forrest Gump é aquele poço de sabedoria...
Obrigada pelo alerta, jaime. Já agora, que juizos achas que farão sobre mim ao verem as fotos do Cristiano Ronaldo? Que tenho bom gosto? Que gosto de futebol? Que levo tudo para o desporto?... ;-)

Torredavila: com que então não vais nesta teoria?... Descreve lá a tua secretária... ;-D
Que alívio saber que não sou a única que escreve bilhetinhos a si própria :-)

27 março, 2008 13:07  
Blogger Unknown said...

Eh pá, tem cuidado com as fotos do Cristiano Ronaldo. É que se a imprensa portuguesa descobre, ficas a ser automáticamente a nova namorada dele. :-)

27 março, 2008 15:23  
Blogger Vida de Praia said...

LOL.
É pá, isso não, senão não me deixam em paz :-S

27 março, 2008 15:39  
Blogger Paulinha said...

São teorias e são dias. A minha secretária em alguns dias parece um caos e noutros está limpinha e reluzente... definitivamente, depende dos dias!!! ;)

27 março, 2008 15:46  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, paulinha... quem me dera que a minha secretária também tivesse dias, mas efectivamente está sempre um caos. Limpinha e reluzente... limpinha e reluzente... nunca a vi ;-)

27 março, 2008 15:52  
Blogger Marta said...

A minah secretária em casa dos meus pais está limpa, arrumada, decorada a meu gosto que dá gozo olhar para ela (curioso que enquanto lá estive permanentemente a morar não era nada disto...).
Aqui na casa do meu namorado... Papéis meus (da escola profissional, da clínica, do ATL, da outra escola...), papéis pessoais, contas da casa, restos de papéis de chocolates, cabos, copos de iogurte com colheres lá dentro, dossiers, folhas dobradas que não faço ideia, migalhas... Ok, acho que vou arrumar aquilo e volto cá depois! :D

27 março, 2008 16:57  
Blogger Vida de Praia said...

Beeeeem, tu, pelos vistos, bates-me - ou batias-me - aos pontos na desarrumação da secretária!... Isso já nem é caos; é o fim do mundo... :-D
Sempre lhe deste uma valente arrumação?

27 março, 2008 20:34  
Blogger Marta said...

Ainda não! :D Ando há 3 semanas a pensar nisso! :)

27 março, 2008 21:16  
Blogger Vida de Praia said...

Costuma-se dizer que a pensar morreu um burro... :-P (e entretanto a secretária fica cada vez mais soterrada, porque só através do ”poder da mente” isso não vai lá, pá :-D)

27 março, 2008 22:14  
Blogger Maria Leonor said...

Acho sinceramente que tenho uma personalidade instável :D

A minha secretária aqui de casa depende muito dos dias...e do meu humor, essencialmente! Se estiver feliz vou arrumá-la, se estiver normal, deixo acumular coisas até ao tecto :)

Mas como eu raramente estudo, normalmente está vazia :P

****

És guia turística? Que máximo!
Eu já quis...Mas acho que não aguentava uma vida tão mexida. Por outro lado, adorava!

28 março, 2008 00:18  
Blogger Vida de Praia said...

Ora isso é que tem lógica: a secretária aparentar o estado de espírito de uma pessoa - e não o ser um constante caos.
cough cough (tosse) Raramente estudas, mleonor??? Então? Uma rapariga atinada como tu??? Não acredito!
Desculpa lá se não me fiz entender claramente no meu mais recente comentrário no teu blogue: só sou “guia turística” se temos amigos de outras paragens de visita; no dia-a-dia sou psicóloga. (acho que também não aguentava uma vida tão mexida como a das guias turísticas ;-D)

28 março, 2008 09:01  

Enviar um comentário

<< Home