quarta-feira, março 26, 2008

Os primogénitos
Lembram-se de eu em tempos ter dito que os primogénitos geralmente são os mais inteligentes (claro! Vê-se logo! E não é só por ser primogénita e infundadamente que venho para aqui afirmar estas coisas) do grupo de irmãos? Li recentemente referência a mais um estudo, desta vez levado a cabo por cientistas da Brigham Young University entre 21.000 pais, que comprova este facto e que o explica com ponto de partida em que em média os filhos mais velhos recebem mais 3.000 horas de atenção dos pais, sem que estes necessariamente se dêem conta da diferença, do que os irmão que vêm a seguir – ou seja mais 20-30 minutos por dia particularmente entre os 4 e os 13 anos de idade. Daí desenvolverem um QI mais alto que lhes possibilita terem altas notas na escola e virem a ganhar mais dinheiro em adultos do que os irmãos mais novos.
Um consolo para os filhos mais novos: olhem, pelo menos não estão constantemente debaixo de olho e têm portanto vidinhas mais divertidas e descansadas do que os mais velhos. Acreditem, que se eu pudesse até trocava!...

13 Comments:

Blogger ML said...

sabes... até concordo...

No entanto, daqui fala uma filha do meio... 3 filhos acima, 2 abaixo de mim! lol ahahaha!

Devo ser um meio termo da coisa... :p

beijokas

26 março, 2008 09:07  
Anonymous Anónimo said...

A explicação é a inteligência gastar-se à medida que se vai tendo filhos. Pelo menos a inteligência da mãe, que depois de ter o primeiro filho, devia ter aprendido.

26 março, 2008 10:45  
Blogger papel químico said...

ao que sei os segundos filhos também não têm nem metade das fotografias de infância dos primeiros, muito menos álbuns organizados.
por falar nisso, a foto que usaste no post é lindíssima!

26 março, 2008 11:44  
Blogger Vida de Praia said...

Olá, torredavila. Posso dizer-te, que duas vantagens que têm os filhos do meio são o espírito de conciliação (:-D) e acabarem por se tornar os mais independentes dos irmãos - não ficam pendurados às saias da mãe por dever (como os mais velhos) nem para tentar receber atenção (como os mais novos) - são estatisticamente os que fazem mais amigos fora de casa.

Sempre brilhante nos teus comentários, jaime: serás tu o primogénito?... Hmmm... usando a minha inteligência superior, deduzo que não, senão terias vindo para aqui dar-me razão e tal ;-)
E para te dizer a verdade também nunca percebi o que leva os pais a repetir a "proeza", embarcando em segundos, terceiros e quartos filhos...

Creio que isso das fotografias é empiricamente correcto, papel; pelo menos nunca me deparei com fotografias dos meus irmãos em todo o tipo de situações caricatas e embaraçosas como banhos, mudas de fraldas, etc etc. E fui a única que teve direito a álbum organizado.
Obrigada pelo piropo em relação à foto. Googlei-a e assim que a descobri, soube logo que era a foto deste post :-)

26 março, 2008 12:08  
Blogger Maria said...

Eu por acaso, apesar de ter um irmão mais velho gostava de ter um manito/a mais novo do que eu, também.

um bjnho.

26 março, 2008 13:28  
Blogger Unknown said...

Desta vez não estou de acordo. Sou a mais nova e, sem descurar o meu irmão, consigo "arranjar-me" sozinha, sou mais independente que ele e tive mais atenção da parte dos meus pais que ele.

Mas há sempre excepção à regra nõa é?

beijinho

26 março, 2008 13:46  
Blogger Marta said...

Eu concordo com a Helena, ou não fosse eu a mais nova! :D
Mas... sempre tive melhores notas que a minha irmã, o que se poderia justificar pelo facto de a minha irmã nunca ter tido grande ajuda dos meus pais nas coisas da escola e eu poder ter usufruído da ajuda da minha irmã... coisa que não fiz porque nunca precisei! :) Ambas somos desenrascadas, se bem que eu passo melhor sem as saias dos papás.
Quanto a dinheiro... pois... ela começoua trabalhar 9 anos antes de mim, na altura em que ainda contratavam pessoas! :(

26 março, 2008 14:58  
Blogger Vida de Praia said...

Pois eu gostava de ter tido um irmão mais velho, para ser ele a levar com todos os ralhetes, nostálgica ;-) Como vês há gostos para tudo LOL.

Aaaaai, mau, mau: então quem é afinal a mais velha (e por conseguinte a mais sábia he he he) aqui???? Não me contrariem, meninas :-D
Tenho muita pena (NOT), mas cá para mim, vamos mesmo ter de descurar o teu irmão, helena: como homem de certeza que tem direito a “desconto”; o estudo não distinguia entre os sexos, mas creio que qualquer mulher, seja ela irmã mais nova, mais velha ou do meio, tem melhores hipóteses de sair mais independente do que qualquer dos seus irmãos homens – particularmente em Portugal, onde muitas mães ainda “estragam” os filhos homens com mimos e não exigem nada deles ;-P Um beijinho.

Ó marta, e tu deves ser a famosa excepção à regra (claro que as há, uma rara vez por outra ;-D) Mas… eu tenho uma singela hipótese: se a tua irmã é 9 anos mais velha do que tu, saiu de casa ainda eras tu miúda, e tu foste de certeza criada durante uns aninhos quase como se fosses filha única, certo? – e os filhos únicos são tão sobredotados quanto os mais velhos…

26 março, 2008 16:14  
Blogger Vida de Praia said...

Eu disse sábia, não disse sabichona :-P

26 março, 2008 16:15  
Blogger Marta said...

A minha irmã é mais velha 8 anos, o curso dela é que foi de 4 anos e o meu de 5!
De qualquer forma... a minah irmã nunca se esqueceu que tem uma filha mais velha (e tem mais estima por ela, mas isso é outra conversa), por isso... lamento contrariar-te, ó "mana mais velha com a mania"! :D

26 março, 2008 21:19  
Blogger Marta said...

Um erro... A minha mãe é que nunca se esqueceu que tem uma filha mais velha! :P

26 março, 2008 22:24  
Blogger tikka masala said...

É pá, eu devo ser excepcional!! Fui a 3ª filha, a minha mãe não me deu de mamar, deixou-me com empregadas e nunca teve pachorra para organizar o meu álbum de fotos, embora o tivesse feito para os meus irmãos. Mas a verdade é que eu ganho mais do que eles e sou a única meeeeeestre :)

26 março, 2008 23:08  
Blogger Vida de Praia said...

Wow, este tema deu pano para mangas. Tenho de escrever mais sobre isto, estou mesmo a ver :-)

Pronto, marta, lá se foi a teoria cá da “mana mais velha com a mania” ;-)
Depois do que disseste, agora pensa lá porque será que a tua irmã é mais agarrada à saia da mãe... e por sua vez porque será que a mãe lhe mostra mais estima... e etc...

E tu tikka, és um fenómeno - mesmo sem album e sem atenção saiste a vencedora :-)
Pergunta: só tens irmãos mais velhos homens, certo?... Como ia dizendo, irmãos homens em Portugal... não estão com nada em relação à mana bebé com garra e força de vontade :-)

27 março, 2008 07:05  

Enviar um comentário

<< Home