quarta-feira, março 19, 2008

Gatos
Tenho boas notícias para quem tenha gato. E não é para irritar ninguém nem ser preconceituosa, mas mesmo não tendo animais de estimação, sempre tive preferência pelos gatos – por serem bonitos, elegantes e independentes. E agora que descobri que só fazem bem à saúde, ainda mais deles gosto. É verdade: um estudo levado a cabo por um grupo de cientistas da universidade do Minnesota entre 4.300 pessoas entre os 30 e os 75 anos demonstrou recentemente, que quem não seja dono de gato corre 30-40% maior risco de vir a desenvolver problemas cardiovasculares graves do quem tenha gatos. Os donos de gatos tinham pura e simplesmente muito menos stress e ansiedade, factores que possivelmente diminuem o risco de vir a ter um infarte. Em contrapartida ter cão não parece ter este efeito vital em reduzir o risco de um ataque cardíaco.
O resultado desta pesquisa espantou os cientistas, cujo propósito era estudar o efeito positivo dos animais de estimação em geral no combate ao stress. E não estão ainda numa posição de explicar esta diferença inesperada.E é realmente estranho: se pensarmos bem, os cães têm de ir à rua duas vezes por dia e convidam portanto a mais exercício físico da parte dos donos do que os gatos, que se sabem virar sózinhos.
Algumas sugestões?(fotos: gunhild)

9 Comments:

Blogger Marta said...

Tu só falas bem de gatos porque nunca tiveste cães! :D

19 março, 2008 15:37  
Anonymous Anónimo said...

As senhoras quando vêem um rato têm um ataque cardíaco. Mas as senhoras que têm um gato nunca vêem um rato. Daí os gatos evitarem os ataques cardíacos.

19 março, 2008 15:38  
Blogger Vida de Praia said...

:-P
Nã, nã - eu não falo de gatos, marta; quem fala de gatos e os está sempre a gabar é a ciência ;-D

Excelente teoria, jaime! Eu vou nessa. E se fosse a ti tentava tirar a patente antes que ta gamem os srs. cientistas :-D

19 março, 2008 15:41  
Blogger Maria Leonor said...

Gostei do blog! E do post!

Tenho um casal de gatos e sempre os preferi a cães...não sei bem porquê, mas têm mais a ver comigo.

Vou voltar aqui! Beijinho :)

19 março, 2008 16:13  
Blogger Vida de Praia said...

Olá mleonor. Obrigada. E bem-vinda à sacola.
És cá das minhas! :-D E com um casal de gatos, tens saúde assegurada ;-)
Um beijinho.

19 março, 2008 22:20  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Ainda estou para aqui a pensar se estás a "falar" a sério, ou se, subliminarmente, não te estás a referir a "gatos" de um metro e oitenta e tal...
;o)

20 março, 2008 01:31  
Blogger Vida de Praia said...

:-P
Mas qual subliminalmente, ó sorrisos? Sou psicóloga, mas isso não se justifica ;-)
Não, este estudo referia-se a felinos propriamente ditos; mas de certeza que os "gatinhos" a que te referes também devem fazer optimamente à saúde (e sem precisarem de ter um metro e oitenta e tal... o Cristiano Ronaldo não tem um metro e oitenta e tal, pois não?!... ah, tem, tem, tem :-D)

20 março, 2008 08:22  
Blogger Unknown said...

De facto está bem visto. Já tive um gato bebe a viver no meu apartamento mas o "desgraçado" tentou atirar-se do 5º andar. Mas era impecável, nunca fez as suas necessidades fora do seu caixote.Hoje vive em casa de uma amiga minha. Está melhor lá. ´
Contudo, prefero os meus amigos caninos. :-)

20 março, 2008 21:21  
Blogger Vida de Praia said...

Outra coisa que adoro nos gatos e de que deste um excepcional exemplo, helena mendes, é que são destemidos - e doidos ;-D
Claro que com os caninos podes ter as janelas abertas, o que facilita tremendamente o convívio, imagino eu :-)

21 março, 2008 08:41  

Enviar um comentário

<< Home