quinta-feira, março 13, 2008

“Ah, isso não é comigo…!”
Há quem seja bem sucedido no seu projecto de fazer carreira professional e há quem não seja. Porquê esta diferença? Mais ou menos empenho? Mais ou menos cunhas? Mais ou menos talento?

Segundo o ph.d. Bill Lampton, autor do livro “The Complete Communicator: Change Your Communication, Change Your Life!” e um homem com 23 anos de experiência do mundo dos negócios, uma das coisas que de um momento para o outro afecta a credibilidade de um empregado negativamente é o que o mesmo abre a boca e diz sem pensar – por outras palavras: as bacoradas que se dizem de consciência leve. E dá alguns exemplos no site Careerbuilder.com:

- „Ah, isso não é comigo, não faz parte das minhas funções.
(porque se alguém te encarrega de uma tarefa, deve haver uma boa razão para isso; ou pelo menos é uma boa oportunidade para mostrares o que sabes e demonstrares espírito de equipa)
- „Não há problema, dá cá que eu faço.
(pelo menos se o dizes a sorrir, o que levaria alguém a pensar que parece fácil e se afinal o não fôr, isso vai lixar-te a credibilidade)
- „Não digas a ninguém que eu disse isto, mas…
(se decididamente se trata de um segredo, mais vale ficares calado; e se o não é, vem-se sempre a descobrir de quem veio este ou aquele rumour. E para a próxima podes ser tu o visado)
- „Há 4 anos que não me dão um aumento.
(aumentos dão-se geralmente por causa de produtividade e não pelo número de anos de casa. Trazer isso à baila só vai lembrar o teu chefe de que não te fizeste merecedor de um aumento durante esse tempo todo)
- „A culpa não é minha.
(a não ser que sejas juiz, o teu posto de trabalho não é um tribunal. Se o teu chefe se dirige a ti com um problema, está-se a marimbar para quem tem a culpa, quer é vê-lo resolvido. E apontar o dedo aos colegas também não é uma atitude nada bonita)
- „Para ser honesto...
(a introdução perfeita para uma frase que só pode sair negativa. E se agora estás a ser honesto, pode-se deduzir que não o és normalmente, ou quê?..)
- „Votas em quem?
(já devias saber que de política – e religião – não se fala)
- „Tive a noite mais louca ontem...
(pois, mas isso de ires para os copos e apareceres no trabalho apesar da ressaca não te torna necessariamente a pessoa mais credível do mundo)
- „Se não... então...

(vir com ultimatos em relação a um colega ou ao teu chefe também não é a melhor estratégia do mundo – a não ser que queiras ter a fama de ser um tipo chato e difícil; se entretanto é isso que queres, tudo bem...)

Hmmm.... dá que pensar...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para ser honesto, há quatro anos que ando por aqui e ninguém me liga. Não digam a ninguém que eu disse, mas aquela Vida de Praia atira-me para cima com coisas que não são a minha função. Depois sai mal, mas a culpa não é minha. Mas não há problema, dá cá que seu faço se disseres em que votaste. Se não, então temos problemas! Pois eu estou mal disposto uma ves que ontem tive a noite mais louca...

13 março, 2008 08:11  
Blogger Vida de Praia said...

LOL :-D Excelente! Mas depois não digas que não te avisei!... ;-P

13 março, 2008 08:27  
Blogger papel químico said...

mas... isso não é senso comum?

13 março, 2008 12:17  
Blogger Vida de Praia said...

Ya-haaa, era excusado o comentário do perito :-D

13 março, 2008 13:07  
Anonymous Anónimo said...

Errata: no meu comentário anterior, onde se lê "ves" deve-se ler "vez". Sem saber escrever não admira que não me aumentem...

13 março, 2008 13:49  
Blogger Vida de Praia said...

Ora bem!... ;-D (obrigada pela errata)

13 março, 2008 13:54  
Blogger Maria João Resende said...

Esses tipos??? Esses tipos são uns incompetentes, não sabem o que andam a fazer. Eu cá, se fosse a eles ...

Ora aí está um tema que dava pano para mangas...e costas, e gola, e frente, e calças, ou saias ... enfim, nunca mais acabava!

Bem, vou arrumando a secretária que faltam 20 minutos para a hora de saída, e ninguém me paga horas extraordinárias!

13 março, 2008 21:49  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo comentário, optimist. Pelos vistos o tema, que dava pano para mangas e muito mais, desencadeia sentimentos fortes até nos mais optimistas ;-)
E sempre conseguiste sair a horas?

13 março, 2008 21:56  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Dá para pensar, sim.

Mas como alguém já disse mais acima são coisas do senso comum. Basta termos um tempinho para pensar no assunto, que chegamos lá.

Aliás, acho que 99% desse tipo de livros são uma tanga.

13 março, 2008 22:56  
Blogger Vida de Praia said...

Concordo contigo, sorrisos: e mais - são uma tanga tremendamente rentável :-D

14 março, 2008 07:15  

Enviar um comentário

<< Home