segunda-feira, março 31, 2008

Os génios do caos
Ainda há dias vim para aqui falar do caos na minha secretária e as consequências que poderia ter a curto e longo prazo. Mas, mas... como em tudo não há coerência nas opiniões acerca deste assunto. Segundo Eric Abrahamson, professor de Management na Columbia Business School e coautor do livro “A Perfect Mess”, parece que o caos na secretária estimula e ajuda a estabelecer acesso à criatividade, isto porque uma pessoa dá de caras com outra coisa do que o que estava à procura e isto envia os pensamentos noutra direcção completamente diferente. No livro concluiu até que é mais arriscado para uma firma organizar excessivamente do que “afogar-se” em desarrumação. E dão exemplos de como detentores de prémio Nobel chegaram às invenções pelas quais foram galardoados precisamente ao acaso, ao inesperadamente encontrarem qualquer coisa nas suas secretárias tudo menos exemplares no campo da arrumação. Enquanto que ordem supostamente dá azo a controle e regras que acabam por travar o processo criativo.
Eis então o meu dilema: dar uma arrumação geral à minha secretária, alimentando assim uma esperançazinha de ser levada a sério pela chefia, ou deixar tudo como está e esperar que o caos me inspire a arranjar uma desculpa perfeita para o mesmo, he he he?

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não existem secretárias desorganizadas. O que existem são secretárias organizadas segundo sistemas originais.

31 março, 2008 09:05  
Blogger Marta said...

Eu acho que deves ir alternando entre as 2 hipóteses, hehehehe! :)

31 março, 2008 13:44  
Blogger Vida de Praia said...

Excelente, jaime! Espero que essa frase não tenha direitos de autor, pois estou a pensar adoptá-la (”ó chefe: não existem secretárias desorganizadas; o que existem são secretárias organizadas segundo sistemas originais, ’tá a ver a coisa?...” ) ;-)

Marta: se eu começar a alternar entre as 2 hipóteses, aí é que pensam de vez que sou maluca, pá - o que não melhora em nada as minhas hipóteses... ;-D

31 março, 2008 16:52  
Blogger Carina said...

Tenho que concordar com a Marta! Falo por mim e pela minha chefe, com quem partilho um minúsculo Gabinete - temos sempre as secretárias "impróprias para consumo" (como costumamos dizer), mas assim é que a gente se entende LOL Mas tanta desarrumação só funciona havendo de vez em quando um arrumaçãozita!!! Ai a preguiça vida!! LOL

31 março, 2008 17:04  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo comentário da vida real, carina. Com o vosso arranjinho, desde que se entendam tudo bem; mas e se uma resolve arrumar numa fase de desarrumação da outra, aí sai sarilho e frustração, não?
Ai a preguiça mesmo!... ;-)

31 março, 2008 18:39  
Blogger papel químico said...

eu passo do caos profundo à ordem extrema e vice-versa. depende das prioridades do momento.
digamos que hoje está a meio gás :)

31 março, 2008 20:14  
Blogger Unknown said...

Há sempre alguma teoria a contrariar a outra teoria. Eu bem que tento ser organizada mas passado 5 minutos já está o caos.

31 março, 2008 20:37  
Blogger Vida de Praia said...

Mas tu quer ordem, quer caos completo és sempre tremendamente criativa, papel químico; por isso estás imune às implicações desta teoria :-D

Somos duas, helena, somos duas :-S

31 março, 2008 22:42  
Blogger Maria said...

Nem o caos total nem a ordem completa.
Um beijinho.

31 março, 2008 23:45  
Blogger Vida de Praia said...

Ora bem, nostálgica :-) Bjs.

01 abril, 2008 06:57  

Enviar um comentário

<< Home