sexta-feira, julho 04, 2008

A felicidade é…
Há pessoas felizes e há pessoas infelizes e entre os dois polos há os mais ou menos felizes. Eu pertenço ao grupo dos felizes da vida – tenho o que preciso e estou super satisfeita com o que tenho – o que segundo a ciência deveria ser improvável.
Passo a explicar: segundo novos resultados científicos vindos da universidade de Nova Iorque, quem está politicamente mais para a esquerda do centro é na generalidade mais infeliz do que quem vota de direita. Isto porquê? Porque supostamente as pessoas com opiniões de esquerda se preocupam e chateiam mais com questões sociais como a desigualdade de direitos e possibilidades, os conflitos armados injustos como o do Iraque, com o estúpido do presidente dos Estados Unidos, com a poluição, com a pobreza, etc. e tal; e ficam frustradas quando os seus princípios não parecem estar a ser aplicados o suficiente na sociedade em que vivem.
Segundo um artigo publicado na revista Psychological Science os eleitores de direita não se deixam então afectar tanto por estas coisas, porque supostamente têm uma visão racional sobre a economia e os temas de cariz social e são da opinião que cada um pode e deve fazer por si e vingar na vida e arranjando assim explicações a seu ver plausíveis para as diferenças que há. E portanto supostamente não se preocupam tanto com os pobres, doentes ou os sem abrigo…
… o que não é propriamente um piropo, pois não?…
(fotos: T.SC @flickr.com)

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já estou a ver os slogans da próxima campanha eleitoral:

"Vote na felicidade, vote na direita!"

"Seja feliz e vire à direita!"

"Direita: o caminho para a felicidade!"

04 julho, 2008 09:02  
Blogger Menina said...

Acho que pelo que vamos conhecendo de ti nos posts que publicas se nota perfeitamente essa felicidade =)

Quanto a isso de ser de esquerda ou direita e ser feliz ou não acho que depende de tantos factores, que não vejo uma relação assim tão directa..afinal podemos preocupar-nos com o "mundo" e ser na mesma muito felizes...

Eu considero-me uma pessoa feliz, com momentos mais "obscuros" de vez em quando...e ainda bem que são poucos =)

Beijinhos**

04 julho, 2008 11:15  
Blogger Vida de Praia said...

Ora bem, jaime. Já estás a ver o potencial da coisa ;-D

Nota-se tanto assim,menina? :-)
Já sabes como são os cientistas: só gostam de explicações simples e ligações directas ;-)
Todos temos momentos obscuros; a felicidade é eles serem poucos e de preferência breves.
:-*

04 julho, 2008 12:16  
Blogger Maria said...

Huum.. não sei se será bem assim. A mnha felicidade depende imenso dos dias, do momento..:)
bjnho.

04 julho, 2008 16:47  
Anonymous Anónimo said...

E quando uma pessoa nem é de esquerda nem de direita?? :)

04 julho, 2008 19:57  
Blogger Vida de Praia said...

A tua experiência é tão ou mais plausível que qualquer teoria de cientista, nostálgica ;-)
:-*

Quando uma pessoa não é nem de esquerda nem de direita, deve ter dias, psipages... ;-D

04 julho, 2008 21:45  
Blogger Unknown said...

Eu não sei, mas eu quero ser feliz :D

05 julho, 2008 15:34  
Blogger Vida de Praia said...

E hás-de o ser, ladybug, começando por notar as pequenas coisas! :-)

05 julho, 2008 18:14  

Enviar um comentário

<< Home