Bela ameaça
Aliás segundo li até há quem veja a beleza feminina como uma ameaça. Isto é pelos vistos um problema que – para minha surpresa – parece afectar principalmente as mulheres mais jovens e ainda férteis. Uma tendência que foi recentemente documentada pelo psicólogo Benedict Jones da universidade de Abardeen na Escócia num estudo publicado na revista Biology Letters: estudou e comparou um grupo de mulheres que ainda não tinham passado pela menopausa com um grupo de mulheres já na menopausa, pedindo-lhes para julgar fotografias de homens e de mulheres dando-lhes pontos pela beleza. Nas fotografias de homens ambos os grupos estavam de acordo, favorecendo os traços masculinos em relação aos femininos; mas nas fotografias de mulheres demonstraram grande diferença nos seus juízos: enquanto que as mulheres já na menopausa pareciam perfeitamente capazes de apreciar a beleza feminina, as mulheres mais novas na generalidade davam pontuação mais baixa – o que foi interpretado como algo relacionado com o facto de em princípio estarem numa situação de competição com as mulheres da mesma idade nas fotos quanto a cair nas graças dos machos e assegurar a procriação.
...
Um estudo até interessante mas uma conclusão a meu ver parva; porque será que os cientistas levam sempre as coisas para este lado? Às vezes penso que não conseguem ver a diferença entre um ser humano e um chimpanzé...
9 Comments:
esse estudo parece saído de uma conceituada... revista cor-de-rosa. uma abordagem um pouco primária, não?
Que parvoice! Parece que voltamos quase aos animalescos rituais de acasalamento!
Pelo menos a conclusão é digna de uma revista cor-de-rosa, papel... ;-)
Podes crer, carina. É demais!
«Às vezes penso que não conseguem ver a diferença entre um ser humano e um chimpanzé...»
Ah... Mas há diferença?
Na minha família pelo menos há, jaime...
;-P
(quando os zoólogos/biólogos evolucionistas se põem com a conversa dos “nossos antepassados, os macacos”, o meu comentário é sempre: “deves estar a referir-te aos teus antepassados, os macacos, de certeza” ;-D)
seja como for, uma verdade universal: as mulheres vestem-se e arranjam-se unicamente para as outras mulheres. palavra-chave: competição!
Olha, é trágico, mas nisso acredito eu, ‘c. :-P
Concordo com a conclusão... Nós somos competitivas apesar de não nos apercebermos disso... Quer dizer, nós percebemos fazemos é que não percebemos...
Pensando bem acho que tens razão, helena.
Enviar um comentário
<< Home