segunda-feira, janeiro 19, 2009

Bela ameaça
Aliás segundo li até há quem veja a beleza feminina como uma ameaça. Isto é pelos vistos um problema que – para minha surpresa – parece afectar principalmente as mulheres mais jovens e ainda férteis. Uma tendência que foi recentemente documentada pelo psicólogo Benedict Jones da universidade de Abardeen na Escócia num estudo publicado na revista Biology Letters: estudou e comparou um grupo de mulheres que ainda não tinham passado pela menopausa com um grupo de mulheres já na menopausa, pedindo-lhes para julgar fotografias de homens e de mulheres dando-lhes pontos pela beleza. Nas fotografias de homens ambos os grupos estavam de acordo, favorecendo os traços masculinos em relação aos femininos; mas nas fotografias de mulheres demonstraram grande diferença nos seus juízos: enquanto que as mulheres já na menopausa pareciam perfeitamente capazes de apreciar a beleza feminina, as mulheres mais novas na generalidade davam pontuação mais baixa – o que foi interpretado como algo relacionado com o facto de em princípio estarem numa situação de competição com as mulheres da mesma idade nas fotos quanto a cair nas graças dos machos e assegurar a procriação.
...

Um estudo até interessante mas uma conclusão a meu ver parva; porque será que os cientistas levam sempre as coisas para este lado? Às vezes penso que não conseguem ver a diferença entre um ser humano e um chimpanzé...

9 Comments:

Blogger papel químico said...

esse estudo parece saído de uma conceituada... revista cor-de-rosa. uma abordagem um pouco primária, não?

19 janeiro, 2009 12:00  
Blogger Carina said...

Que parvoice! Parece que voltamos quase aos animalescos rituais de acasalamento!

19 janeiro, 2009 13:09  
Blogger Vida de Praia said...

Pelo menos a conclusão é digna de uma revista cor-de-rosa, papel... ;-)

Podes crer, carina. É demais!

19 janeiro, 2009 14:37  
Anonymous Anónimo said...

«Às vezes penso que não conseguem ver a diferença entre um ser humano e um chimpanzé...»
Ah... Mas há diferença?

19 janeiro, 2009 17:39  
Blogger Vida de Praia said...

Na minha família pelo menos há, jaime...
;-P
(quando os zoólogos/biólogos evolucionistas se põem com a conversa dos “nossos antepassados, os macacos”, o meu comentário é sempre: “deves estar a referir-te aos teus antepassados, os macacos, de certeza” ;-D)

19 janeiro, 2009 19:23  
Blogger ' Claudjinha said...

seja como for, uma verdade universal: as mulheres vestem-se e arranjam-se unicamente para as outras mulheres. palavra-chave: competição!

20 janeiro, 2009 01:44  
Blogger Vida de Praia said...

Olha, é trágico, mas nisso acredito eu, ‘c. :-P

20 janeiro, 2009 07:07  
Blogger Unknown said...

Concordo com a conclusão... Nós somos competitivas apesar de não nos apercebermos disso... Quer dizer, nós percebemos fazemos é que não percebemos...

22 janeiro, 2009 20:58  
Blogger Vida de Praia said...

Pensando bem acho que tens razão, helena.

23 janeiro, 2009 06:59  

Enviar um comentário

<< Home