quarta-feira, maio 13, 2009

Cuidados cerebrais
E como com o cérebro todo o cuidado é pouco, porque só temos um, eis alguns conselhos cientificamente documentados para o “apaparicar” o mais possível:

* Bebe muita água
O cérebro consiste 80 % de água e não tolera desidratação. Portanto é aconselhável beber 1½-2 litros (mais ou menos 7 copos) de água por dia.
* Come muito peixe
Como qualquer “máquina”, o cérebro necessita de ser oleado e prefere as gorduras insaturadas como as dos peixes gordos (por exemplo salmão, cavala, sardinha ou arenque) ricos em omega-3.
* Come frutos oleaginosos
Nozes, amêndoas, avelãs, etc. contêm imensa vitamina E, que é um antioxidante que protege o cérebro contra os radicais livres. Claro que é preciso uma certa moderação já que são alimentos relativamente gordos.
* Um tipo de cápsulas basta
Uma alimentação equilibrada assegura a porção necessária de omega-6 e omega-9, enquanto que a necessidade de omega-3 é mais difícil de cobrir só através da alimentação, portanto só é preciso cápsulas de óleo de fígado de bacalhau enriquecidas com omega-3.

* Come fibras
Produtos alimentares ricos em fibras têm muita vitamina B, que melhora a memória e protege o cérebro contra o envelhecimento. Os cereais em particular consistem de hidratos de carbono “lentos”, que fornecem combustível ao cérebro, nivelando a quantidade de açúcar no sangue.
* Evita as dietas e os exageros
Gorduras demais mas também dietas com um mínimo de gordura, açúcar, adoçantes artificiais e alcoól tornam o cérebro mais vagaroso.
* Ingere frutos silvestres
Os frutos silvestres são ricos nos chamados anthocyaninos - antioxidantes que como dito combatem os radicais livres. Quanto mais escuro o fruto, tanto mais anthocyaninos contém.
* Actividade, actividade, actividade!
O cérebro é precisamente como o resto do organismo: mantém-se forte e em forma se for usado e desafiado. E exercício físico também o fortalece.
* Não te esqueças do pequeno-almoço
Para o cérebro o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, uma vez que é a primeira depois de 11-12 horas de jejum. E que melhor maneira de pôr o organismo a funcionar do que ingerindo cereais, fruta e bebendo água?
* Café também ajuda
Já foi demonstrado cientificamente que 3-5 cafés por dia reduzem o risco de se vir a desenvolver demência. Isto provavelmente por causa do conteúdo elevado de antioxidantes no café – e já agora igualmente no chá. Para além disso uma dose de cafeína ajuda a despertar o cérebro.
* E os abacates idem
Graças enormes quantidades de vitamina E e de gorduras insaturadas o abacate ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a baixar a tensão arterial, o que oxigena o cérebro.
* Já para não falar dos ovos
Os ovos contêm uma vitamina B chamada cholina em grandes quantidades e a cholina aumenta a concentração, melhora o tempo de reacção e diminui os efeitos do stress. ...
E para o almoço… Guacamooooole! :-)

9 Comments:

Blogger papel químico said...

óleo de fígado de bacalhau??? brings back memories :p

13 maio, 2009 13:08  
Blogger Vida de Praia said...

Pois... mas em cápsulas não sabe a nada, papel ;-)

13 maio, 2009 13:57  
Blogger De dentro pra fora said...

Ainda hoje de cada vez que tenho de tomar um xarope, mesmo que de sabor agradavel me arrepio...vem me sempre á memoria o "bendito" óleo de figado de bacalhau, blhac!!
Ainda bem que o transformaram em cápsulas :)

13 maio, 2009 15:19  
Blogger Vida de Praia said...

Podes crer, de dentro pra fora - benditas as cápsulas ;-)

13 maio, 2009 16:14  
Blogger ' Claudjinha said...

hmmmm, adoro abacates e ovos xD

14 maio, 2009 02:14  
Blogger ' Claudjinha said...

Ps. e café ! e chá!! :P

14 maio, 2009 02:15  
Blogger Alecrim said...

Odeio abacate. Em compensação, adoro ovos. E do óleo de fígado de bacalhau também tenho PÉSSIMAS recordações. Erga-se uma estátua ao inventor das cápsulas!

14 maio, 2009 02:19  
Blogger Alecrim said...

E que mixórdia é essa que dá pelo nome de guacamole?

14 maio, 2009 02:20  
Blogger Vida de Praia said...

És uma sortuda, ‘c., a gostar de tantas coisas boas para o teu cérebro :-)

Idem, alecrim. Pelos vistos há consenso no assunto do óleo de fígado de bacalhau, malta X-P
Ah, e quanto à tal mixórdia (he he he), não conheces talvez por não gostares de abacates: guacamole é basicamente puré de abacate condimentado com diversas especiarias. Faz um óptimo petisco ;-)

14 maio, 2009 07:00  

Enviar um comentário

<< Home