quinta-feira, maio 14, 2009

E afinal…
Maaau! Será que a ciência uma vez na vida conseguiria entrar em consenso??? Ainda ontem vos falava dos benefícios tremendos do café – e até estava preparada para aumentar o meu consumo do mesmo (em nome da saúde e da profilaxia, claro, he he he ;-D) e abro o jornal hoje e deparo-me com o seguinte cabeçalho em estilo apocalíptico: “O café dá-te cabo do cérebro”.
Hããããã”?????
Referiam um artigo no Daily Mail – que pelo estilo... eloquente e das ilustrações horripilentas deve ser um jornal pouco sensacionalista, deve – em que o mais recente livro do conceituado neurologista e psiquiatra Daniel G. Amen, “Change your brain, change your life”, era citado, nomeadamente pela sua chocante conclusão que um consumo exagerado de café e alcoól supostamente seriam tão prejudiciais para o cérebro como o consumo de cocaína e haxixe. Pois, segundo dizem alguns cientistas – nomeadamente este e só este – que andaram a estudar scans ao cérebro, o consumo polongado de alcoól e de café resultam no desenvolvimento de pequenas lacunas no cérebro (ilustradas no scan à direita do normal), onde o sangue deixa de circular.



...
De momento o dr. Amen anda a aterrorizar as escolas da Califonia, mostrando estas e outras imagens assustadoras de scans ao cérebro aos miúdos com o intuito de os alarmar de tal forma a que eles nunca comecem a criar “maus hábitos”.
Entretanto se repararem bem, o scan mostrado é dos efeitos nocivos da cafeína e do tabaco. Pergunta ao “sabichão”: porque será que não mostra um scan só dos efeitos da cafeína?...

3 Comments:

Blogger papel químico said...

mas tu ainda te dás ao trabalho de ler esses estudos? os que não são financiados pelos principais interessados (ex: investigação sobre o chocolate financiada pela mars corporation) são executados por pessoas com fortes interesses. tudo faz mal em excesso e tudo pode ser consumido, desde que com moderação. café, chocolate, framboesas, pão com manteiga... já dizia a minha avó que não ligava a estudos, mas era muito sábia :))

14 maio, 2009 13:04  
Anonymous Anónimo said...

Tenho um refutação: os matemáticos são os maiores consumidores de café do mundo e estão perfeitamente bem da cabeça. Prova disso é que ninguém imagina um matemático como um indivíduo excêntrico e 2/3 amalucado.

Acerca das alegações da Papel Químico, tenho a protestar que todas as publicações no Journal on Sexy Jaime são 100% independentes e 100% livres de qualquer financiamento suspeito. Portanto, ao todo, são 200% isentas.

14 maio, 2009 13:16  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, papel... tens toda a razão - e a tua sábia avó também: a palavra-chave é mo-de-ra-ção! :-)
...
Bem, vou ali beber um cafézinho e já volto ;-)

LOL, jaime. O quê? Malucos os matemáticos??? Claro que não... cough cough... ;-D
Mas qu'a ganda publicação essa que referes; digna de um prémio Nobel da isenção :-)

14 maio, 2009 13:52  

Enviar um comentário

<< Home