quinta-feira, junho 04, 2009


Os benefícios da procrastinação
«Procrastinação:
diferimento ou adiamento de uma acção. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crónica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica. As causas psicológicas da procrastinação variam muito, mas geralmente tendem a factores como ansiedade, baixa auto-estima e depressão. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH ) também o pode causar.» (Wikipedia)

Se houvesse um campeonato de procrastinação eu tinha direito a medalhas e a taça e tudo :-D Se por um lado até sou disciplinada, por outro se há coisas que não me agradam – por exemplo coisas relativas a finanças (o IRS e tal) ou aspirar o carro, que já há meses que necessita de uma bela limpeza por dentro... mas falemos de outras coisas, he he he – vou adiando e adiando e passam-se dias e meses, até atingir uma eventual data limite, em que as coisas têm mesmo de ser feitas.
Segundo li 75-90% dos estudantes são afectados por este fenómeno, o que não é nada prático quando se tem de estudar para os exames, e provavelmente se deve a ter-se ambições altas demais e a tendência a exigir demais de si próprio, o que torna certas tarefas tão insuperáveis que uma pessoa nem sabe por onde começar – e por conseguinte vai adiando.
Entretanto fala-se muito das desvantagens da procrastinação e conselhos para remediar esta tendência não faltam, mas esquece-se um bocado que esta estratégia, esta maneira de estar na vida em que as pausas são essenciais também tem vantagens absolutas, como por exemplo o tornar-nos mais eficazes – afinal de contas quem é que consegue trabalhar 7-8 horas de seguida de forma eficaz, né? – e o ficarmos de bom humor – nada como 5 minutos aqui e acolá a tratar de parvoíces, a ler emails ou simplesmente a dar uma vista de olhos no blogue ou no Facebook para ficarmos mais despertos e sorridentes.

8 Comments:

Blogger Joana said...

Sou o exemplo perfeito de estudante que adia o estudo... e adia... e adia... e chega a noite anterior "Epah tenho que começar a estudar se não tenho negativa!!!!"

E concordo com isso "e provavelmente se deve a ter-se ambições altas demais e a tendência a exigir demais de si próprio, o que torna certas tarefas tão insuperáveis que uma pessoa nem sabe por onde começar – e por conseguinte vai adiando"

É que é esse o meu problema! Eu quero estudar para ter um 18, mas depois como é tanto para estudar e aprender que vou adiando! xD

A lei do menor esforço foi demasiado incutida na sociedade hahaha

04 junho, 2009 09:09  
Blogger papel químico said...

amiga, sinto neste post uma certa tentativa de auto-convencimento das vantagens de procrastinar. sim sim. pois pois. been there done it myself ;)

04 junho, 2009 12:01  
Blogger Vida de Praia said...

Ai, joana, joana... tsk tsk tsk... toca a reduzir as expectativas, senão ui...
Bons estudos! :-)

Pois, amiga papel... ;-D

04 junho, 2009 14:26  
Blogger De dentro pra fora said...

Vou confessar aqui uma coisa: eu que pensava ser uma pessoa minimamente saudável vejo que de vez enquando tenho uns surtos desta doença,he he...será doença cronica ou quê!!

04 junho, 2009 15:43  
Blogger Marta said...

Vá, confessa...
Ainda ias ter de partilhar muitas medalhas e taças comigo!!! Para mim, adiar é a palavra de ordem!! Fazer amanhã em vez de fazer hoje é o lema (e se for depois de amanhã, melhor ainda!).
Fui a melhor aluna do curso mesmo com esta maneira de ser e pensar. E ainda hoje, com o trabalho, sou assim: ontem estive das 14 às 00.30 a não fazer nada e das 00.30 às 3 (com muiiiitos intervalos), fiz tudo o que tinha a fazer!

Viva a procrastinação!! Viva!! Plim!! :)

04 junho, 2009 17:07  
Blogger Vida de Praia said...

Doença é como quem diz, de dentro pra fora - eu alguma vez sugeri que era doença? Hã? Hã? Não, pois não? É uma estratégia ;-D

Mas tu és uma autêntica profissional da procrastinação, marta :-D E provaste precisamente o que eu, uma mera amadora em comparação a ti, queria dizer com isto, he he he. Toma lá a medalha! :-)
Procrastinação olé! Procrastinação olé! ;-)

05 junho, 2009 01:21  
Blogger ' Claudjinha said...

LOOOOOL eu sou a pessoa que mais procrastina no mundo... em vez de estudar, fico a ler blogs intereessantes como o teu :P

05 junho, 2009 02:55  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, 'c. :-D Mais uma na corrida à medalha, estou a ver...
... e obrigada pela parte que toca, he he he :-)

05 junho, 2009 05:56  

Enviar um comentário

<< Home