domingo, agosto 16, 2009

À macaca
Para mim tudo o que meta números e dinheiro – contas a prazo todas especiais de corrida, o mercado de títulos e a bolsa de valores, you name it – me faz espécie. Como não me entendo, prefiro não me meter em grandes esquemas, logo nunca comprei uma única acção ou obrigação directamente e deixo que o banco me administre esse tipo de transacções.
Entretanto li há dias que os ditos peritos em títulos afinal não são mais peritos do que os animais (leram bem: os animais!). Pois é verdade: segundo li foi realizada recentemente na Coreia do Sul uma competição em que durante 6 semanas 10 investidores profissionais concorriam para ver quem é que conseguia mais lucro com ponto de partida numa quantia fictícia; deixaram o Ddalgi (que significa Morango), um papagaio de 5 anos de idade da Papua Nova Guiné participar nesta competição, tornando-a bastante sui generis – uma vez que o papagaio ficou em terceiro lugar (!) com um lucro de 13,7 %. Talvez mais interessante ainda é que enquanto os investidores profissionais tinham a possibilidade de escolher precisamente as acções que quisessem, o Ddalgi escolheu as suas ao calhas, escolhendo entre 30 bolas que lhe puseram na jaula e que cada representava um tipo de acções.
...

Arrepiante, não é verdade?... O mesmo tipo de competição já foi feito com a participação de macacos dando resultados muito semelhantes. Eu só me pergunto: se assim é, não haverá dinheiro a poupar nos bancos? Acaso por acaso mais vale despedir os investidores e livrar-se dos seus chorudos salários; um cacho de bananas ou um saquinho de sementes de vez em quando só pode sair menos caro :-D

2 Comments:

Blogger papel químico said...

não sabias? hel-lo! mas desde quando é que o homem tem a capacidade de prever o futuro? desde o mago merlin? :D



eu estou ao nível de uma papagaia, pelos vistos: uma vez fiz um teste múltipla escolha sem ler as perguntas (as perguntas iam surgindo no ecrã e nós tínhamos de responder num certo período de tempo)... e passei!

16 agosto, 2009 11:15  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, papagaia de papel, pois...: está tudo dito! :-D

16 agosto, 2009 17:03  

Enviar um comentário

<< Home