sexta-feira, agosto 07, 2009

TPC
Confesso que não compreendo a controvérsia que se tem vindo a gerar nos últimos anos acerca dos TPC, que quando eu andei na escola eram uma parte indiscutivelmente integral de se andar na escola. Ainda há dias li mais uma notícia que punha em causa a necessidade de dar trabalhos para casa aos alunos, uma vez que supostamente só dão chatices quer aos filhos quer aos pais sem que jamais tenha sido provado que fossem úteis ou tivessem um efeito positivo, enquanto que a lista de desvantagens diz-se ser interminável: só fazem com que os alunos se fartem de andar na escola e no caso de alguns desistam dos estudos; dão razões de sobra para discussões entre pais e filhos (do género:
- “vai fazer os trabalhos de casa
- “Não me apetece; prefiro brincar
- “Se não fores já fazer os trabalhos de casa ficas de castigo sem ver televisão
- “És má!”,
etc); cardam o tempo livre às crianças – e aos pais que têm de investir algum do seu precioso tempo de lazer a ajudar os filhos a resolver problemas de aritmética que nem eles já percebem, etc e tal. E li algures que estudos americanos teriam demonstrado que não havia grande diferença no rendimento escolar entre os alunos preguiçosos e os que se empenham e fazem os seus trabalhinhos de casa.

Vá lá: talvez até haja qualquer fundo de verdade nisto, não sei; mas por outro lado não estou a ver como é que se vai aprender se não se pratica. Eu só sei que se aprendi a ler e a escrever (já de propósito não digo a fazer contas, porque nem sequer me posso gabar disso, he he he) foi às custas de praticar. E que o estudo de Pisa (não me perguntem porque é um estudo italiano sobre o nível de literacia tem tanta credibilidade, mas toda a gente o cita, portanto...) apontou para o facto que os alunos dinamarqueses são dos que lêem e escrevem mais mal e porcamente em toda a União Europeia – e isto ainda com trabalhos de casa; como seria então sem eles?... X-S

5 Comments:

Blogger Joana said...

Hum... Tenho que discordar, pois os alunos já passam a maior parte do seu tempo nas escolas (isto pelo menos em Portugal que nêm furos têm já e ainda têm horas "extra" com aulas de compensação), quando finalmente estão em casa em vez de aproveitar o tempo que resta com a família ou amigos têm que o passar a fazer trabalhos de casa. Onde fica o tempo para estar com a familia? À hora de jantar só? Até porque os professores "têm a mania" hoje em dia que só eles é que passam trabalhos de casa então vá de passar carradas de tpc's e nun dia em que se tem 3 ou 4 disciplinas vá de fazer as carradas para essas 3 ou 4... o tempo que sobra não é muito.

Pelo menos este é o meu ponto de vista, eu sei o tempo que acabo por passar a fazer tpc's e que me tira tempo para o resto.

Beijos*

07 agosto, 2009 10:16  
Blogger Marcia said...

Eu sou a favor dos TPC's! Completamente! E nunca foram impedimento para eu fazer o que quer que seja.
Se os TPC's acabassem, as famílias iam passar mais tempo juntas?? Duvido! Então e o tempo para mandar sms até ter os dedos inchadíssimos, ver TV, estar no msn, etc, etc...

Ah! Não me venham falar dos TPC's...

07 agosto, 2009 11:20  
Blogger Vida de Praia said...

Percebo e aceito perfeitamente o teu ponto de vista, joana - tu é que sabes o que sofres, né? O problema é talvez a falta de coordenação que há entre os professores das diversas disciplinas, o que acaba por dar imenso que fazer aos alunos, obrigando-os a escolher os TPCs acima da família e amigos.
Entretanto na Dinamarca há tantos problemas de disciplina e comportamento, principalmente nas escolas primárias e preparatórias, que os professores passam a maior parte da aula a mandar os alunos calar e ficar sentados, deixando ínfimo tempo para os ensinar a matéria; e se não tivessem TPCs nem sei ao que isto ia dar... saiam da escola sem saber ler nem escrever, era o que era.
:-*

Por outro lado também te dou razão, psipages: muito disto também tem a ver com as prioridades quer dos putos quer das famílias... que não mudariam necessariamente se acabassem com os TPCs :-S

07 agosto, 2009 12:36  
Blogger Marta said...

Eu cá acho é que os putos de hoje (na globalidade, atenção!!) são uns picuinhas do caraças em relação aos trabalhos de casa. É claro que alguns professores exageram, mas não é aquilo que se aprende nas aulas que, por si só, chega.
Já muitas vezes me debrucei sobre esta questão... Os miúdos (e estou a falar dos mais pequeninos, 1.º Ciclo) são sobrecarregados todos os dias com aulas de manhã e de tarde, actividades extracurriculares, ATL e é evidente que quando chegam a casa, estão mais mortos do que vivos. Depois também há os paizinhos, que trabalham e portanto têm mais que fazer do que ainda terem de se chatear com os trabalhos de casa (e depois dão uma de pais modernos contra os trabalhos de casa, argumentando que os miudos ficam sobrecarregados, quando na realidade eles é que não estão pra se chatear com aquilo...).
Já a partir do 2.º Ciclo, não creio que os jovens de hoje tenham razões para se queixar. Eu tinha aulas das 8.30 às 18.30 e quando chegava a casa ainda tinha os trabalhos de casa e tinha de estudar. TV? Saídas? Sentar-me no sofá a refastelar? Raramente. Mas foi assim que aprendi, que tirei boas notas e que hoje fiquei preparada para trabalhar como trabalho.
Fico de boca aberta, por exemplo, quando vejo alunas minhas do 10.º ano com uma mentalidade de meninos da escola primária, a darem erros atrás de erros, a não saberem distinguir forma de conteúdo, a não compreenderem o português básico (como as instruções de um jogo, por exemplo)... e ainda reivindicarem porque todos os dias têm muitos trabalhos de casa de Português para corrigir isto...
Honestamente, tenho receio dos "bichos" que estamos a criar nas escolas, e mais me assusta pensar que é a eles que o país vai ficar entregu daqui a uns anos...
Beijinhos, que já me alarguei :)

07 agosto, 2009 14:23  
Blogger Vida de Praia said...

Alarga-te à vontade, marta! Ora aqui está um tema pelos vistos volátil :-D Só posso concordar contigo, especialmente na parte dos paizinhos não estarem para se chatear e tal e por isso armarem a bronca contra os TPCs. E na tua preocupação com que tipo de pessoas esta sociedade está a criar, que querem todas as facilidades, mas mais tarde ainda ambicionam tornar-se senhores doutores sem terem de se cansar muito...
:-*

07 agosto, 2009 16:29  

Enviar um comentário

<< Home