segunda-feira, setembro 28, 2009

Eleições legislativas
O fim-de-semana foi marcado por eleições legislativas, quer na Alemanha, quer no nosso Portugal. Comum a ambas as eleições foi ter ficado quase tudo na mesma – pelo menos em termos de primeiros-ministros e afins – o que não será mau de todo talvez. Mas confesso porém que me preocupa o facto de uma democracia tão jovem como a portuguesa, que saiu de uma ditadura há apenas 35 anos atrás, ter tido níveis tão altos de abstenção – rondando os dos 40 %. Segundo me disseram foi em protesto contra medidas governamentais que afectaram os funcionários públicos; não conheço os detalhes da questão, mas quando penso nos países que ainda têm de tolerar ditaduras e em que a população não tem direito a uma voz e a escolher os seus líderes, não posso deixar de ficar triste com o que aconteceu em Portugal este fim-de-semana, em que tanta gente escolheu virar as costas a este direito – mais: este dever de cada cidadão de participar activamente nos processos políticos que apesar de tudo influenciam e dirigem a sociedade em que vivem…
… se os políticos nos falham há razão para ficarmos irados ou desapontados, mas a meu ver sem envolvimento pessoal não é possível desencadear qualquer mudança para o melhor.

8 Comments:

Blogger papel químico said...

nem mais. como li num blogue, ganhou o partido do "são todos iguais", "só nese país" e "o que eles querem todos é tacho". em vez de se armarem em vítimas deviam ter levantado o rabinho do sofá e ido votar. não há paciência para a maledicência. eu que nem vivi a ditadura não consigo conceber esta falta de cultura democrática.

28 setembro, 2009 10:24  
Blogger papel químico said...

não é "nese" é "neste" :)

28 setembro, 2009 10:24  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostaria de notar que cumpri escrupulosamente o meu dever cívico: escrevi no meu boletim de voto afincadas declarações de amor a certas meninas de determinados partidos. Que ninguém me acuse de não dar o melhor uso ao meu voto! ;-P

28 setembro, 2009 11:05  
Blogger Vida de Praia said...

Uuuufa: pensei que era só eu que pensava assim, papel; afinal, olha, somos duas a não conseguir conceber esta mentalidade (e quem sofreu uma ditadura na pele deve ter maior dificuldade ainda em concebê-la!) E digo mais: quem não levanta o rabinho do sofá para ir votar não tem sequer direito a queixar-se ou dizer mal depois, porque não participou! :-P

Boa, jaime!: não percebeste talvez ainda a ideia do uso do boletim de voto (er... por outro lado, quando é que uma pessoa teria oportunidade de fazer afincadas declarações de amor a certas meninas de determinados partidos, né? ;-D), mas pelo menos deslocaste-te lá - já não é mau ;-)

28 setembro, 2009 11:16  
Blogger Unknown said...

O "tuga" ladra muito mas quando chega a hora de morder mete o rabinho entre as patas!!!

28 setembro, 2009 21:16  
Blogger Vida de Praia said...

Pelos vistos sim, helena... :-S

28 setembro, 2009 21:48  
Blogger opinião própria said...

O que mete mais impressão é ouvir dizer mal do sistema politico a pessoas que depois nem se dignam a votar...

29 setembro, 2009 01:02  
Blogger Vida de Praia said...

Precisamente, opinião própria! :-(

29 setembro, 2009 07:00  

Enviar um comentário

<< Home