sábado, fevereiro 27, 2010

Moral
Não sei se tinham reparado, mas há imenso tempo que não falamos aqui de sondagens. Entretanto há dias deparei-me com a referência a uma sondagem interessante – a meu ver incorrecta, mas não menos interessante por isso – num artigo no jornal. O cabeçalho chamou-me logo à atenção: dizia que «A moral não depende da religião». Até aqui tudo bem: há gente religiosa que é má como as cobras e há gente nada religiosa de uma bondade e piedade louváveis. Mas quando ao entrevistarem milhares de pessoas de todo o mundo usando dilemas morais do questionário Moral Sense Test desenvolvido em Harvard concluem que a moral não vem de Deus – uma afirmação na sua natureza difícil de confirmar ou desconfirmar – e que é uma coisa nata e igual em todos, aí é que começo a pôr as minhas dúvidas.
Ponto 1: como sabemos o que é que é nato e o que é o resultado de uma educação e socialização?
Ponto 2: Uma coisa é o que as pessoas dizem que fariam neste ou naquele dilema, outra coisa rigorosamente diferente é o que realmente fazem na prática. E aí onde é que muitas vezes já vai a moral?...
Ponto 3: E nos dias que correm o mundo lá apresenta sinais que todos nascemos com um sentido de moral nato??? Devem estar a brincar...

6 Comments:

Blogger papel químico said...

acho que estás a confundir moral com ética. e, a meu ver, não me parece que a ética tenha alguma coisa que ver com a genética, de facto.

27 fevereiro, 2010 13:45  
Blogger Vida de Praia said...

Hmmm... filosofia nunca foi o meu forte, por isso já agora podes explicar-me qual é a diferença entre moral e ética, papel?

27 fevereiro, 2010 17:31  
Blogger papel químico said...

não sei se a diferença é correcta (muito menos do ponto de vista filosófico - onde é que já vai a filosofia), mas tenho a ideia que a moral implica um juízo de valor sobre o outro (seja baseado em ideias religiosas, culturais...), ao passo que a ética está um pouco acima disso.

27 fevereiro, 2010 18:07  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo esclarecimento, amiga papel. Ui: sim, onde é que já vai a filosofia ;-)

27 fevereiro, 2010 19:42  
Blogger papel químico said...

não te sintas esclarecida :) é só uma opinião (que pode não estar certa).

27 fevereiro, 2010 19:53  
Blogger Vida de Praia said...

Esclarecida, eu? Nem por sombras, papel: nisto de filosofias nunca lá chego ;-)

27 fevereiro, 2010 22:32  

Enviar um comentário

<< Home