segunda-feira, maio 14, 2012

Gabarolas
Não sei se já repararam que há pessoas que adoram gabar-se: “Ai, eu fiz isto”, “ai, eu comprei aquilo”, “ai, só graças a mim é que aqueloutro”. Uma tendência que também transparece no que escrevem no Facebook, por exemplo. Recentemente li que os cientistas descobriram que essas pessoas não conseguem evitá-lo nem que quisessem, já que o cérebro pelos vistos adora gabar-se. Porquê? Bem, a actividade cerebral que uma bela dose de gabarolice induz corresponde à satisfação e prazer produzidos por comida, dinheiro e afins óbvios. Foi o que concluiram através de uma experiência em que viram a tendência de dezenas de voluntários a preferir falar de si próprios, apesar de lhes prometerem dinheiro por cada vez que falassem sobre outrém, e examinando os seus MR-scans; falar sobre si próprio aumenta a actividade nos centros de recompensa do cérebro.
E graças a mim vocês aprenderam uma coisa nova hoje, vêm? ;-D
(foto: Diana Tamir/PNAS)

2 Comments:

Blogger Menina said...

Então já se percebe os gabarolas todos que para aí andam!

E não é só hoje que aprendemos algo novo, é sempre que se visita este blog :)

14 maio, 2012 23:25  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, Menina :-)
Sim, também já me surpreende menos a quantidade de gabarolice aguda que para aí há ;-)

15 maio, 2012 08:23  

Enviar um comentário

<< Home