Insultos
É engraçado como qualquer palavra com o mínimo de poder descritivo com o tempo potencialmente se torna um insulto. Por exemplo termos como “retardado”, “imbecil” e “débil” começaram por ser termos técnicos para descrever graus de deficiência de inteligência no campo da psicologia do ensino e pedagogia. Hoje são aplicados por quem queira denegrir o próximo, sem um mínimo de rigor científico. O mesmo se pode dizer sobre termos como “psicopata” e “histérico”.
Outras vezes termos técnicos passam a ser usados na descrição de fenómenos do dia-a-dia. Quem já não se descreveu como estando “deprimida”, apesar de estar longe de se tratar de um caso de autêntica depressão clínica?
E depois há novos termos que são tão precisos e geniais, que toda a gente sabe intuitivamente o que significam. É este o caso com a nova palavra “McJob”, que designa um tipo de escravatura moderna em que se trabalha sob muito stress a um ordenado miserável. Um termo que provocou de tal forma a multinacional McDonald’s ao ponto de se verem forçados a lançar uma campanha para redefinir o “McJob” como sendo o tipo de trabalho com imensos desafios, oportunidades e recompompensas.
Será que resulta?...
Estou céptica, confesso...
4 Comments:
Olha, não sei, mas gostei muito da palavra RECOMPOMPENSAS... :)
A palavra em si é agradável, é : )
Mas não posso deixar de pensar cá com os meus botões: quais serão as inúmeras recompensas dos empregados?...
Os empregados do McDonalds têm umas recompensas danadas, têm!
(Eu só achei graça à palavra pq lhe puseste um "pom" a mais: recompompensas.)
Aaaah... nem tinha reparado. Mas que palavra excelente: recompompensa. Recompompensa... hmmm... ; )
Enviar um comentário
<< Home