quinta-feira, março 22, 2007

Ícones do imaginário pessoal
Alguma vez tiveram a sensação de familiaridade imediata com uma localidade ou pessoa, como se já lá tivessem estado ou fosse naturalíssimo lá estar, ou como se já se conhecessem, apesar de não ser esse o caso? Há quem fale de dejà vu, outros afirmam ter vivido outras vidas em gerações anteriores (no qual eu não acredito).
De qualquer das maneiras foi essa a sensação que tive quando estivémos de passeio em Pisa durante as férias – quando vi a sua inclinadíssima torre, senti-me em casa. Não por jamais ter vivido numa torre assim. E foi a minha primeira visita a Pisa. Mas creio que a sua famosa torre já era um ícone no meu imaginário à força de ter sido exposta à sua imagem através da televisão desde miúda (aliás também foi assim que me senti quando finalmente vi The Houses of Parliament numa viagem a Londres; e o Cristiano Ronaldo em Copenhaga no ano passado). É estranho: como se duas peças de um puzzle se juntassem e completassem perfeitamente: uma na minha mente, intemporal, e uma no mundo real em tempo real.
A Torre de Pisa é fantástica!
(foto: anroir @ flickr.com)