domingo, março 18, 2007

De volta!
A Toscana é um sonho: verde, temperada, nesta altura do ano com flores silvestres, zona de boa comida e bons vinhos, e de gente simpática e prestável. Apanhámos um tempo estupendo (até deu início a um bronzezito e tudo...) e descansámos bastante.
Em poucos dias descobri vários factos que desconhecia sobre os italianos, mas vi também confirmadas algumas das minhas suspeitas:
~ são pessoas extremamente bem educadas - “buongiorno”, “grazie” e “prego” usam-se generosamente, e a clientela é apelidada de “gentille
~ acreditam que não encontrámos quase ninguém que falasse inglês?! (aquela frase no guia: “parla inglese/francese/tedesco?” deve portanto ser uma pergunta retórica, à qual a resposta quase sempre é um incondicional e claro “no, scusi”!...); e mesmo topando logo que éramos estrangeiros, a vontade de ajudar era tanta, que nos falavam pelos cotovelos na sua língua materna, se bem que lentamente: “adesso, va sempre dirito fino al incrocio e gira a sinistra” bla bla bla
~ adoram andar de bicicleta – todos os dias nos deu a sensação de que estávamos no cortejo do Giro d’Italia
~ conduzem como doidos, especialmente os condutores de motas, que há aos milhares; nem o trânsito mais cerrado os impede de se enfiarem sem quaisquer escrúpulos. Só se sobrevive sem mossas no automóvel mantendo os olhos bem abertos e o pé constantemente na proximidade do travão
~ vimos raríssimos McDonald’s – fastfood parece ainda ser a tradicional pizza – talvez uma maneira de preservar a cultura gastronómica local?
~ uma pessoa sente-se sempre segura com tantos carabinieri (polícia) nas ruas
~ eu imaginava que teria facilidade em comunicar com os locais, mas, incrivelmente, poucos percebem o português. E como com o inglês, como dito, também não se vai lá, tive de aprender algumas frases e expressões muito básicas em italiano – e que pacientes que foram para comigo os toscanos, a tentar perceber o que dizia apesar da falta de gramática e vocabulário
~ nas livrarias SÓ há livros em italiano
~ nunca vi tanta afluência de farmácias como em Florença, praticamente uma em cada esquina – serão os toscanos particularmente hipocondríacos?
~ nem nunca me habituarei a ver o pessoal de Hollywood a falar italiano fluentemente. Ma chè?
(foto da Piazza della Signoria, Florença: Volavale @ flickr.com)

2 Comments:

Blogger papel químico said...

bem-vinda!!!!! já percebi que tiveram uma óptimas férias (claro!). esperarei ansiosamente os próximos posts com as novidades.
muitos beijinhos***

18 março, 2007 19:40  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, amiga : ) As férias foram deveras fantásticas e inesquecíveis! E as experiências tantas e tão diversas (como o almoço delicioso nesta piazza, com este tempo, num dos primeiros dias), que terão mesmo de ser digeridas e contadas aos poucos ; )
Beijinhos para ti também.

18 março, 2007 20:50  

Enviar um comentário

<< Home