quinta-feira, março 01, 2007

Bom apetite em Toscana
Uma das coisas que mais anseio durante as férias é provar a simples mas, segundo imagino, deliciosa cozinha toscana. Já me inteirei das regras básicas para não darmos muito nas vistas como turistas, digamos que para nos misturarmos com os locais: o galão/cappuccino/caffè latte faz parte da prima colazione (pequeno-almoço) – durante o resto do dia só se bebe espresso - a não ser que se seja turista!... A salada não se come com a refeição principal mas ou antes como entrada, ou entre o prato principal e a sobremesa, já que serve a função de limpar as papilas gustativas. Começa-se com antipasti (petiscos), por exemplo azeitonas, crostini (pão com paté), bruschetta (torradas com alho e azeite) ou presunto, seguido do primi (entrada), normalmente uma sopa, pasta ou arroz e o secondi (prato principal) de carne ou peixe com legumes. Depois a tal insalata, seguindo-se frutta e/ou formaggio (queijos) e/ou dolci (sobremesa) e um espresso. E eventualmente um digestivo (por exemplo Cinzano, limoncello, Amaretto etc.) para dar o nó e completar a refeição.
E vejam só estes pitéus toscanos que nos aguardam:
Baccalá alla livornese (bacalhau com molho de tomate, azeitonas e pimenta)
Stracotto (vitela cozinhada em vinho tinto)
Panzanella (salada de tomate, manjerona, salsa, alho e pão com azeite)
Cinghiale di Maremma (javali)
Minestrone alla Fiorentina (sopa de legumes servida com pão de mistura)
Parpadelle alla lepre (pasta fresca com molho de lebre)
Bistecca alla Fiorentina (bife grelhado)
E para a sobremesa que tal um Castagnaccio (bolo com farinha de castanhas, pinhões e passas)? Ou Panforte di Siena (bolo de mel, amêndoas, frutas cristalizadas e cravinho) ou Ricciarelli (bolinhos de amêndoa, casca de laranja e mel)?
Buon appetito!
(foto: perreault @ flickr.com)

8 Comments:

Blogger papel químico said...

isso soa tudo muito bem : P mas olha que os hábitos italianos não diferem muito dos nossos. experimenta ler a ementa sem sotaque calimero e verás. bem me lembro de um certo dinamarquês pedir um galão a seguir a um almoço de verão num restaurante de sintra, para espanto dos empregados : )

01 março, 2007 10:52  
Blogger Vida de Praia said...

Já sem sotaque Calimero ; ) tens toda a razão, eu é que nunca tinha pensado nisso. E como tudo soa mais exótico com sotaque Calimero...
Lembro-me perfeitamente da situação-galão dinamarquesa. Mas acreditas que até esse momento eu também nunca me tinha apercebido de que só se bebiam galões de manhã? A ignorância desta tua amiga às vezes é abismal!...

01 março, 2007 16:47  
Blogger papel químico said...

: D
a sério? isso é porque já não vivias cá quando chegaste à idade de tomar café : )

01 março, 2007 17:56  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, a sério. Por isso e por ignorância mesmo - se me perguntares sobre outros hábitos típicos lusos, verás... ; P

01 março, 2007 18:48  
Blogger tikka masala said...

Já lá fui há uns bons anos, mas, se bem me lembro, no caso de quereres acompanhamento, tens de o pedir à parte. Porque, se pedes um prato de carne, vem mesmo só carne!

02 março, 2007 20:51  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela importante informação, tikka. Isso não vinha no meu guia; e carne só carne sem acompanhamento soa um pouco... a carne solitária demais : )
Do que gostaste mais, em geral e em termos de ”pasto”? (- nós temos ”casas de pasto”, mas os italianos, pelos vistos chamam mesmo ”pasto” à comida...)

03 março, 2007 10:00  
Blogger tikka masala said...

Aquilo que adorei já se come agora cá em Portugal e tornou-se corriqueiro, porque qualquer um compra no Corte Inglés... na altura, maravilhei-me porque era novidade para mim!
Enfim, não vale a pena entrar em pormenores, porque a esta hora já deves ter chegado ao destino! Mas como me fizeste uma pergunta não quis deixar de te responder :)

03 março, 2007 23:52  
Blogger Vida de Praia said...

E- já de volta - obrigada pela resposta, tikka : P

18 março, 2007 13:32  

Enviar um comentário

<< Home