segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Oráculos
Creio que o ser humano sempre sentiu a necessidade de ver o que o espera no futuro. Por uma questão de curiosidade, temor , ou talvez para criar a ilusão de que a vida não é tão imprevizível como aparenta ser.
Na Grécia antiga, por exemplo, esteve muito em voga tentar predizer o futuro. Uma pessoa dirigia-se a um sítio especial e consultava um dito “oráculo”, como o famoso Oráculo de Delfos (na foto), a norte do Golfo de Corinto, nas encostas do monte Parnaso. Depois de uma suposta consulta com o profeta de uma divindade qualquer, por vezes a um custo bastante elevado de oferendas, a pessoa saía de lá a conhecer o seu futuro. Se eram boas notícias, tudo bem, imagino que uma pessoa saía de lá cheia de esperança e fé. Mas se o oráculo anunciava um futuro menos aliciante, imagino que o caso ia de mal a pior e uma pessoa ficava mais desencorajada do que estava quando lá chegara e talvez desejasse ter permanecido na ignorância. E imagino que a previsão do oráculo acertava numas e falhava noutras e dizia coisas bastantes generalizadas e ambíguas que poderiam acontecer a qualquer pessoa, tipo os horóscopos.
Acabou-se a antiguidade, acabaram-se os oráculos. Mas em 2007 ainda há quem desempenhe esse tipo de função, ”arrotando postas de pescada” (desculpem o termo): conselheiros financeiros, assumidos peritos em diversos trends sociais, cientistas cujo campo de investigação é o futuro - e terapeutas.
Li por exemplo há tempos, que uma terapeuta conceituada predizia que em 2007 (nem ano menos ano) as relações entre casais se irão tornar diferentes, com menos compromissos. Que vai haver mais espaço para realizar desejos e necessidades pessoais. Por exemplo enquanto que um vai fazer a viagem de sonho, o parceiro fica em casa a tomar conta dos filhos. E para a próxima trocam. Que o marido e a esposa terão cada um o seu próprio quarto, decorado à sua maneira e ao seu gosto. E sabe-se lá que mais.
Acreditam nisto? Eu não...
(foto: Bradgy @flickr.com)

10 Comments:

Blogger papel químico said...

se generalizarmos é sempre provável que acertemos em alguns casos. há casais assim e casais assado. se os assim forem suficientemente crédulos, ficam espantados e deslumbrados com as capacidades de adivinhação da tal senhora. é incrível como às vezes ainda parece que fazemos fogo a bater com duas pedras de silex uma contra a outra.

19 fevereiro, 2007 12:14  
Blogger Vida de Praia said...

É, não é? Num tempo com tantos avanços tecnológicos extraordinários ainda há tanta crendice... que uma pessoa até se pergunta como será que esses avanços foram possíveis!... ; )

19 fevereiro, 2007 12:25  
Blogger Dulce said...

Há muitos o Raul Solnado fez uma "previsão" que nunca mais esqueci: "No ano tal (já não me lembro qual era o ano) vão diminuir as importações. Cada vez há menos gente que se importa com este país"

19 fevereiro, 2007 15:26  
Blogger papel químico said...

LOL essa previsão é muito boa! começo a acreditar nos dons paranormais da filha.

19 fevereiro, 2007 16:37  
Blogger Vida de Praia said...

Teve piada, mas é ao mesmo tempo um pouco trágico a "previsão" do Solnado ter acertado em cheio... ; S
A filha diz que tem dons "paranormais"? Com uma autêntica laracha ambulante como pai, eu também me teria tornado paranormal ; )

20 fevereiro, 2007 06:49  
Blogger papel químico said...

a filha diz que fala com jesus. já escreveu dois livros (supostamente ditados por Ele) e cura pessoas. julgo que se prepara para iniciar uma seita.

20 fevereiro, 2007 12:33  
Blogger Dulce said...

Eu gostava muito do Raul Solnado. A filha... enfim! Aproveitadora, acho eu. Manipuladora de mentes pequenas...

20 fevereiro, 2007 20:03  
Blogger Vida de Praia said...

No meu imaginário também me recordo vagamente de achar graça ao Raul Solnado e a uma vaca, mas era muito miúda e creio que não percebia tudo na altura.
Quanto à filha, tenho pena de que haja quem se aproveite de quem não é difícil de impressionar.

21 fevereiro, 2007 06:51  
Blogger papel químico said...

era a vaca cornélia!!!!! não era? eu tinha uma saia com uma vaca no peitilho e chamava-lhe cornélia. oh, meu deus... lá estou eu com as confissões.

21 fevereiro, 2007 11:10  
Blogger Vida de Praia said...

Era a vaca Cornélia, sim : )
Este divã é muit'a bom ; )

21 fevereiro, 2007 12:03  

Enviar um comentário

<< Home