sábado, fevereiro 17, 2007

Vegetais de outro mundo
Alguma vez pensaram no que faz com que as plantas parem de crescer? E em qual será o limite para a resposta à pergunta “o que queres ser quando fores grande?” E o que terá uma coisa a ver com a outra?
Nunca me senti encorajada a ser particularmente curiosa. E é raro estar no cantinho filosófico, mas tenho dias…
Tudo isto a propósito de astronautas…
Confusos?… Passo a explicar: uma viagem a galaxias distantes ainda é bastante demorada e requer portanto uma quantidade enorme de provisões e uma imensa dispensa, pois os astronautas que participam em tal jornada precisam de se alimentar. Por isso mesmo um grupo de cientistas noruegueses (decididamente mais curiosos do que eu) teve recentemente a brilhante ideia de tentar cultivar lentilhas (já conhecem a minha posição em relação às lentilhas; mas pronto, nem sequer vou barafustar muito por achar a ideia em si digna de elogio pela criatividade e originalidade do projecto). Propõem-se a descobrir como reagirão as plantas em condições com mínima gravidade.
Foi assim que descobri o que ignorava e jamais tinha inquirido, nomeadamente que a gravidade é uma das premissas que influenciam o crescimento das plantas (imagino que o resto é uma questão de genética, condições do solo e quantidade de luz e água disponíveis). E que agora já se pode ser “jardineiro espacial”.

2 Comments:

Blogger papel químico said...

isso é uma boa notícia para quem comprou terrenos na lua. já sabem podem plantar couves no quintal.

18 fevereiro, 2007 21:28  
Blogger Vida de Praia said...

Ou batatas : )

19 fevereiro, 2007 06:55  

Enviar um comentário

<< Home