segunda-feira, fevereiro 26, 2007


Dia da panqueca
Como será possível já habitar este planeta há tanto tempo (ooops, soou a pergunta de marciana, mas enfim…) e, ainda para mais, ter vivido tantos anos num país católico e só agora ter descoberto o Dia da Panqueca, uma tradição cristã supostamente milenária?
O Dia da Panqueca é todos os anos na Terça-feira seguinte ao Domingo de Entrudo, ou seja: foi Terça-feira passada. Segundo dizem celebra a entrada no período de 40 dias de jejum de Quaresma antes da Páscoa, em que os cristãos não podiam ingerir doces, ovos, farinha branca e leite apartir da Quarta-feira de Cinzas e até ao Domingo de Ramos. Por isso a ideia era ingerir a maior quantidade possível destes ingredientes antes do jejum. E daí se criou a receita para as panquecas, imagino.
Em Olney, em Inglaterra o Dia da Panqueca é celebrado de uma forma muito especial. Para além do obrigatório consumo de panquecas, desde 1445 que fazem a jincana da panqueca, em que as mulheres locais correr enquanto atiram panquecas ao ar.
Já vou tarde, mas como mais vale tarde do que nunca, aqui fica uma receita rápida:
(20-25 panquecas)
1 l leite
6 ovos
500 g farinha
1 c. (chá) açúcar de baunilha
2 c. (sopa) açúcar
1 pitadinha de sal
manteiga para a frigideira
Bater os ovos com o leite, peneirar a farinha aos poucos para dentro da mistura. Mexer bem para evitar grumos. Juntar o sal, o açúcar e o açúcar de baunilha. Derreter a manteiga na frigideira até fazer bolhinhas. Vai-se deitando uma colherada de massa de cada vez na frigideira.
As panquecas podem comer-se com doce, açúcar, melaço ou gelado.
Bom apetite!

2 Comments:

Blogger papel químico said...

em maio vamos fazer panquecas cá em casa, boa?

26 fevereiro, 2007 22:31  
Blogger Vida de Praia said...

Boaaa! Nham nham : D

27 fevereiro, 2007 06:50  

Enviar um comentário

<< Home