domingo, fevereiro 25, 2007

Florentia (43° 47' N 11° 15' E)
E por falar em planear férias…
… iupiii!!! – já só falta uma semana para irmos de férias – duas semaninhas que escolhemos passar na bela Toscana que ambos desconhecemos e tem sido o alvo de fantasias durante anos.
Alugámos um quarto numa villa do século XVIII numa quinta nos arredores de Florença, rodeada de colinas, vinhas e campo e com uma cave, onde suponho que poderemos investir em produtos tradicionais toscanos como Chianti, azeite e mel e provar as delícias da cozinha local.
Durante as últimas semanas temos andado enterrados em livros e guias turísticos, a deixar-nos inspirar pelo que vale a pena ver numa zona tão rica em cultura e natureza.
Com origem num povoado etrusco, dizem uns, mas na realidade num castro romano, banhada pelo Arno e, segundo dizem, uma das mais belas cidades do mundo, Florença (em italiano Firenze e em latim Florentia, “florida”) ficou conhecida como o berço do Renascimento e a cidade natal de vários personagens célebres como Dante Aligheri, autor da “Divina Comédia” e diversos Papas, o que não podia evitar de deixar marcas na forma de igrejas e catedrais esplendorosas. Florença é também cenário de obras de artistas renascentistas como Michelangelo, Giotto, Leonardo da Vinci, Donatello, Machiavelli, Brunelleschi, Ghiberti, Masaccio. E o palco de uma ópera de Puccini, Gianni Schicchi, do romance “Room with a view” de E.M. Forster e de uma obra menos conhecida de Hans Christian Andersen. O seu centro histórico tornou-se Património Mundial da UNESCO em 1982 e há quem apelide Florença de capital da história da arte, que ainda hoje inspira poetas e escultores de todo o mundo, por isso deve mesmo valer a pena.
Só os nomes são fascinantes: Piazza della Signoria, Cattedrale di Santa Maria del Fiore, Via Strozzi, Ponte Vecchio, Piazza del Duomo, La Loggia del Bigallo, Via dei Calzaiuoli, Giardino di Boboli.
Mal posso esperar!
E se vos aguçou o „apetite“, deixo aqui dois links como inspiração:http://www.italy.dk/turisme/toscana/firenze.htm
http://www.italyguides.it/us/florence/florence_italy.htm
Ciao : )

4 Comments:

Blogger papel químico said...

que bom!!!!! fazem bem em não ficar num hotel incaracterístico. traz as fotografias em maio. bem... conhecendo-te tavez seja melhor fazeres uma selecção de entre as várias centenas que vais certamente tirar. olha que bom pretexto para comprares a máquina digital!

25 fevereiro, 2007 21:54  
Blogger Vida de Praia said...

Grazie mille, regazze.
Ha ha, papel químico, como sempre um sentido de humor apuradíssimo e straight to the point. Conheces-me tão bem!... : )
Hm... não tinha pensado na possibilidade de comprar uma máquina digital... boa ideia!

26 fevereiro, 2007 06:50  
Blogger papel químico said...

as centenas passam facilmente a milhares com a máquina digital ; )

26 fevereiro, 2007 12:10  
Blogger Vida de Praia said...

É o que eu digo, papel químico: conheces-me tão bem... ; D
Podes portanto ir-te preparando para a grande sessão fotográfica em Maio... ; )

26 fevereiro, 2007 12:35  

Enviar um comentário

<< Home