segunda-feira, março 19, 2007

Primeiro dia de trabalho
Apesar de terminar hoje duas semanas insdispensáveis e incríveis de férias toscanas, como os demais, acordei com um sorriso nos lábios – se bem que modesto, confesso – por retomar o trabalho hoje.
O quê?!...
Eu passo a explicar: olhem que a Dinamarca, onde a população costuma de ser mediana em tudo, desde a escolha do carro ao tipo de vestuário e estilo de vida em geral, de repente demonstra mais satisfação do que o resto da Europa, quer em relação à qualidade de vida em geral, quer pelas condições laborais – isto apesar do stress estar em constante crescimento. Um estudo recente levado a cabo em 31 países europeus concluiu que 93,4% dos dinamarqueses estão “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o seu trabalho, possivelmente devido a factores como as vastas possibilidades de fazer carreira, salários altos e flexibilidade e influência em relação ao planeamento das tarefas.
Será mesmo verdade? E, digamos que o é, como explicar esta super satisfação? As condições serão tão favoráveis como dizem? Ou os dinamarqueses se contentam com pouco? As explicações menos sérias implicam que os loiros se divertem mais; ou que ainda se vive sob os louros da vitória no Europeu em 1992 : )

8 Comments:

Blogger papel químico said...

mediana? um país onde quase toda a gente tem mais de 1,70, uma pele fantástica (provavelmente por comerem mais salmão que carne de porco), um salário muito acima da média europeia, um horário de trabalho de outro planeta e possibilidade de fazer férias regularmente em qualquer sítio à sua escolha? precisas de umas férias aqui em chora-que-logo-bebes para voltares a relativizar tudo outra vez, amiga.

19 março, 2007 09:42  
Blogger Vida de Praia said...

És tão sensata, amiga... ; )
É claro que tudo é relativo, mas apesar do bom nível de vida que descreves, (e nem é para ser má língua) a mentalidade cá é em muitos aspectos bastante mediana mesmo: não são dados a muitos luxos ou grandes ambições; “porquê ir passar férias a um destino mais exclusivo, quando muito bem se pode ir passar uma semanita a Mallorca ou a Torremolinos?“; e quando participam em modalidades desportivas etc. fazem literalmente a apologia ao “o que vale é participar, não é ganhar“, por exemplo.
Chora-que-logo-bebes? Essa nunca tinha ouvido : )

19 março, 2007 14:41  
Blogger papel químico said...

quando se avalia muita gente junta é normal que a mediania pareça prevalecer. não existe um povo perfeito (e ainda bem). o problema é que aqui ser-se mediano já é ser-se muito bom. mas mesmo muito bom. bom comocaraças. claro que depois há um nível de pessoas subliminar que está na estratosfera (nas artes, na arquitectura, na investigação científica). tudo o resto é muito mau. é parado, chafurda na mediocridade e no encolher de ombros. digo isto com lágrimas nos olhos e musgo nas macãs do rosto, como nas Aventuras de João Sem Medo, do José Gomes Ferreira (que recomendo). infelizmente tb chafurdo e também encolho os ombros.

19 março, 2007 15:36  
Blogger Vida de Praia said...

Então??? Lá estás tu... chafurdas e encolhes os ombros? Conheço-te e NÃO ACREDITO NEM CONCORDO! Sempre lutaste para que as tuas prestações e ideais fossem bem acima da mediania e sucedeste-te bem. É só o que tenho a dizer nesta matéria.
Obrigada pela recomendação literária, não conheço a obra, mas deve ser um daqueles clássicos que têm de ser lidos.

19 março, 2007 16:12  
Blogger papel químico said...

acho que não, mas é um clássico para mim. posso emprestar-to.
obrigada pelo galhardete ; )

20 março, 2007 22:23  
Blogger Vida de Praia said...

”Prego” : )
E obrigada, fiquei com vontade de o ler.

21 março, 2007 06:59  
Blogger tikka masala said...

Ficaste muito bem na foto... bom regresso!

26 março, 2007 00:05  
Blogger Vida de Praia said...

He he - obrigada (mas, como sabes, não sou loira) : )

26 março, 2007 07:16  

Enviar um comentário

<< Home