segunda-feira, abril 30, 2007

Notícias caricatas
Segundo uma sondagem (notem bem!) levada a cabo recentemente, os dinamarqueses estão a ficar mais do que fartos de sondagens (e esta, hein?). Isto porque nos últimos anos se têm levado a cabo sondagens em quantidades industriais devido a um novo tipo de jornalismo em que a sondagem é o ponto de partida de uma qualquer notícia. Não é fora do habitual haver 2 ou 3 notícias deste tipo no jornal, onde se medem as opiniões da população sobre isto ou aquilo. Esta exposição mostruosa às sondagens tem para além disso causado cepticismo gradual em relação às suas conclusões: 46% dos inquiridos na sondagem em questão estão “de acordo” ou “muito de acordo” em como não se devem levar a sério as sondagens nem o seu uso nos meios de comunicação, enquanto que 26% “discordam” ou “discordam bastante”.
Se mesmo assim se continua a participar em sondagens é possivelmente devido ao facto de que 43% dos inquiridos estão “de acordo” ou “muito de acordo” em como as sondagens dão a possibilidade de influir no debate do dia, enquanto que somente 13% “discordam” ou “discordam bastante” com este ponto de vista.
O engraçado e curioso, ou talvez o trágico da questão é que me inspirei em duas versões desta notícia de dois jornais diferentes: os números que referi vinham no Destak (cá Urban), enquanto que já o MetroXpress citava a Ritzau não sobre 40 e tal procento mas “mais de 50%”. Estão a ver o que isto faz a credibilidade?... Já para não falar na importância de como é formulada a pergunta...

2 Comments:

Blogger papel químico said...

eu como tenho a mania de saltar por cima dos números quando leio notícias...

30 abril, 2007 11:48  
Blogger Vida de Praia said...

Pelos vistos fazes bem ; ) Acho que também vou começar a 'patinar' mais sobre os números, senão...

30 abril, 2007 13:58  

Enviar um comentário

<< Home