Abaixo a poluição!
Detesto todo o tipo de poluição: atmosférica, sonora, visual; faz-me confusão e é do conhecimento comum, que não é nada saudável quer física quer psicologicamente respirar ar consporcado e mal-cheiroso, viver constantemente entre muita algazarra ou coisas monumentalmente feias e garridas que ferem a vista e a sensibilidade estética. E como se já não bastassem estes argumentos, mais me ajuda a ciência, que recentemente conseguiu demonstrar que a poluição também nos torna estúpidos.
Foi um grupo de investigadores americanos ligados à Harvard School of Public Health em Boston que num estudo nomeadamente concluiu, que crianças que vivam em áreas com tremenda poluição atmosférica têm um quoficiente de inteligência reduzido em relação a crianças que respiram ar mais fresco e limpo.
Talvez haja pais que tenham poucas alternativas, mas isto deveria dar que pensar, pelo menos a quem projecte construir escolas, parques, etc. que só o façam nas zonas mais limpas.
(foto das crianças: Prashant Panjiar/ Livewire for Time)
11 Comments:
numa altura em que, em portugal, se fecham constamente escolas nos meios rurais por falta de alunos, enquanto nos meios urbanos os professores chegam a ter mais de mil alunos por ano, com tudo o que isso acarreta (agressões incluídas), esse estudo dá que pensar.
A tendência é a mesma na Dinamarca de momento, por isso espero que dê que pensar aí como cá...
Já descobri porque é que o QI dos lisboetas é infinitamente mais baixo que os dos comuns mortais! :D
Enquanto todos os Homens não tiverem a consciência que está a destruir o mundo, a tendência será para piorar.
beijinhos
Cuidadinho, marta, cuidadinho!... (não digo mais nada...) ;-)
Estou contigo, helena. Mas esperemos que melhore, com tanta informação e meios já disponíveis.
Um beijinho.
Em vivo isolado no meio de floresta com ar puro (com o Unabomber), e nem por isso sou mais inteligente. De modo que refuto o estudo. E se consigo refutar um estudo, tenho de ser muito inteligente.
Tu descobres cada personagem, ó jaime!... Onde é que foste desencantar este bizarro exemplar?
«E se consigo refutar um estudo, tenho de ser muito inteligente.»
Logo... a conclusão do estudo está... correcta: ar puro = inteligência (?)... ;-D Aliás o estudo não dizia explicitamente que o ar puro nos torna (mais) inteligentes, mas sim que o ar poluído nos torna mentalmente menos agudos. Aaah!...
Vida de Praia: porquê cuidado? Quem é que é de Lisboa? :D
Jaime: A Vida de Praia disse tudo. O estudo não fala em ar limpo. Aliás, podes ter um raciocínio hipotético-dedutivo bastante desenvolvido e seres burro na mesma! :) Vamos discutir conceitos de inteligência??? :D
«[...] porquê cuidado? Quem é que é de Lisboa? :D»
Ora adivinha lá quem é que é de Lisboa, ó marta!... :-P
Jaime: *Au!*
Ai, se entretanto nos pomos aqui a discutir conceitos de inteligência, como propunhas, martinha: 1) nunca mais saimos daqui (o que nem seria mau de todo LOL) e 2) vai dar pancadaria (o que já seria pior), pois, como sabes, é uma área em que ninguém se entende... ;-D
Há quem diga até que as cidades deviam ser construídas no campo, porque aí o ar é mais puro...
:)
He he he - olha que brilhante ideia, alecrim aos molhos (uma pena para o campo, mas um ganho para as cidades de certezinha) :-)
Enviar um comentário
<< Home