quarta-feira, maio 14, 2008

Carta de leitor ao jornal local: “Mas que porcaria!...”
Na semana passada os empregados de renovação (os antigos homens do lixo, que aparentemente já não se pode chamar isso) na segunda maior cidade da Dinamarca, Århus, fizeram greve para demonstrar aos cidadãos dessa cidade a quantidade de lixo que fazem. Havia lixo por tudo quanto era sítio durante dias a fio, o que não foi nada bonito.

Felizmente os empregados camarários de renovação em Copenhaga não tiveram a mesma ideia, ou seriamos forçados a testemunhar a porcaria que faz o pessoal de Copenhaga – ao que tive oportunidade de testemunhar brevemente, quando Segunda-feira resolvi ir dar uma volta de bicicleta ao longo da praia para aproveitar o bom tempo. Apesar de terem posto à disposição inúmeros caixotes do lixo amplos, bastante próximos uns dos outros até, dei de caras com caixotes do lixo a abarrotar e a deitar por fora com copos de plástico, embalagens de pizza, pratos e grelas descartáveis, etc. e tal espalhados por toda a zona verde (nas fotos). E no caminho para transiuntes e bicicletas garrafas escavacadas, que tornavam perigoso movimentar-se livremente na zona.
Só acho é bem que o pessoal leve o cesto de piquenique e desfrute de almoçaradas ao ar livre se está bom tempo. Mas não percebo minimamente, o que é que as faz deixar o seu lixo ao abandono por tudo quanto é parte. Se os caixotes do lixo eventualmente estão cheios, porque é que o pessoal não volta a levar o lixo consigo para deitar fora onde haja espaço – quanto mais não seja no caixote do lixo lá de casa?! Duvido que achem isto um nível aceitável lá em casa e faz-me falta que se tome mais responsabilidade, quando estão em público.
Meus senhores e minhas senhoras: se a Dinamarca quer ter alguma esperança de ter algo a dizer internacionalmente em relação ao ambiente, tem de se começar a ser civilizado cá em casa.
Blagh!... :-P
(fotos: vida de praia)

13 Comments:

Blogger De dentro pra fora said...

Infelizmente são coisas que se veem um pouco por todo o lado.
È certo que á cidades e praias, jardins , onde dá gosto passear, de tão limpinho que tudo está...
Mas no caso de uma greve,..bom acho que o assunto já é outro...
Não cabe no caixote,...paciência o melhor mesmo é deitar lá em casa.

14 maio, 2008 10:56  
Blogger papel químico said...

pelo menos não encontraste os caixotes vazios e o lixo espalhado pelo chão. fizeram um esforço, as criaturas. já eu no outro dia andei trezentos metros para trás para mostrar a minha indignação a uma senhora dona suína que aventava com gana e mestria um saco de lixo para uma ribeira. fiquei tão fula que não me contive. a mulher apanhou um susto enorme porque pensava que eu lhe ia pedir direcções ou assim. há gente muito estranha. com vários caixotes no percurso, deu-se ao trabalho de ir deitar o lixo à ribeira.

14 maio, 2008 11:30  
Blogger Unknown said...

É a falta de civismo aliada à preguiça. Em Portugal, apesar de eu achar que está a diminuir, também é assim. Mas muitas vezes a culpa também é dos senhores da recolha do lixo. Muitas vezes tive de ir a ecopontos bem longe de minha casa porque os restantes estão cheios.

14 maio, 2008 11:46  
Blogger Vida de Praia said...

Copenhaga já foi assim, de dentro pra fora: tão limpinha que até dava gozo ir passear. E a tal greve nem foi em Copenhaga - pior se tivesse sido... :-(

Realmente há cada uma, papel químico!!!... Fizeste bem em manifestar a tua falta de apreço pelo gesto suino. E a dita cuja mereceu o susto.

Eu até compreendo o teu ponto de vista, helena; mas... quem é que tem afinal responsabilidade por manter a cidade limpa? Não somos nós todos? Eu tenho pancada, mas nem sequer consigo largar um papel de rebuçado na rua, quanto mais... nunca perceberei a mentalidade do “ah, eu tenho uma impressora que não funciona, não sei onde a entregar, ou não estou para fazê-lo, porque dá muito trabalho... e porque não abandoná-la à beira de uma estrada qualquer?” :-S

14 maio, 2008 12:08  
Blogger papel químico said...

eu buzino freneticamente se o condutor à minha frente tem a infeliz ideia de atirar lixo pela janela. partilho a pancada, vida : )

14 maio, 2008 12:57  
Blogger Maria João Resende said...

Há uns anos estive em Genéve e reparei que havia lixo espalhado pelo chão por todo o lado. O postalinho ilustrado e a perfeição Suiças deviam estar de férias.
Agora és tu, com essas notícias a deitar abaixo a imagem de uma Europa do Norte civilizada e impoluta.
Por este andar ainda acabamos como o País mais organizado e limpo do mundo...

14 maio, 2008 13:49  
Blogger Vida de Praia said...

He he, papel... mais uma pancada em comum, portanto :-) Eu só não buzino porque tenho medo de apanhar com um psicopata; mas tenho tanta vontade!... ;-)

Pois, optimist... adorei essa visão optimista do futuro de Portugal como o testa da Europa em questões de limpeza (tento não pensar que é só por os outros se tornarem piores ainda do que nós...) ;-)

14 maio, 2008 15:57  
Blogger ML said...

qts vezes ando com com embalagens de iogurte na saca até chegar a casa...

Todos juntos! n custa nada! não deveria custar...

bjs

14 maio, 2008 17:07  
Anonymous Anónimo said...

O problema não é o lixo ser muito relativamente aos caixotes. É os caixotes serem poucos relativamente ao lixo. :-P

14 maio, 2008 22:29  
Blogger Menina said...

Não consigo compreender as pessoas que atiram lixo para o chão em vez de arranjarem alguma solução para por o lixo...é uma falta de educação enorme!Fico furiosa quando vejo alguém fazer isso!

Beijinho**

14 maio, 2008 23:51  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Fico fascinado com as diferenças entre os países!!!
Aí há GRELAS descartáveis????
Uauuuuuuuuuuuuuu

15 maio, 2008 00:38  
Anonymous Anónimo said...

A consciencialização de cada um de nós enquanto cidadões e a facilidade e falta de fazer cumprir as coimas para os mais distraidos.. e tambem os recipientes mais adequados...enfim...até porque nas fotos o lixo está a volta do container..logo as pessoas foram lá de prepósito..nas ok que Portugal esta a começar a ficar mais limpo sim sem duvida...

Parabens a Nós é no futebol e no lixo.(estranho..)

beijinhos

15 maio, 2008 02:34  
Blogger Vida de Praia said...

Ora bem, maria qualquer coisa; és um excelente exemplo de civismo.

Enganas-te, jaime: o problema é mesmo a estupidez e falta de senso e civismo das pessoas.

Concordo 100%, menina :-(
Bjs.

Posso começar a exportar grelhas descartáveis para aí, sorrisos; mas por outro lado isso de certeza que só aumentaria a poluição nas praias e parques de Portugal... :-S

Viva Portugal - e viva o nosso futebol, g.d.m. (wolf)! :-D
Bjs.

15 maio, 2008 07:28  

Enviar um comentário

<< Home