sexta-feira, maio 02, 2008

Mal dormir
Quem já experimentou ter um período de insónias noite sim, noite sim, tem uma ideia de como nos afecta não ter tido o nosso “soninho de beleza”: uma pessoa perde a concentração e fica facilmente confusa e irritável e anda constantemente arrasada. Também já aqui falámos das consequências a nível hormonal, nomeadamente no que diz respeito ao risco acrescido de desenvolver obesidade.
Mas li há dias que não ficamos por aqui: segundo peritos do centro de sono da Loughborough University a falta de sono também afecta a produção das hormonas sexuais testosterona e estrogénio, diminuindo o desejo sexual e a fertilidade. Quando o cérebro não tem o seu descanso também não se processam os milhares de informações que recebemos diariamente, o que pode afectar consideravelmente a memória. O sistema imunitário também sofre grandemente com perda de sono. E o sono aparentemente tem uma ligação muitíssimo literal à beleza: é por volta da uma da manhã, quando nos encontramos na fase de sono mais profundo, que a pele se regenera mais intensivamente (300% mais do que em qualquer outra hora do dia ou em qualquer outro estado de consciência).
Beeem, isto parece tão grave que estou a pensar seriamente em dar mais importância ao meu sono de beleza.

(foto: Colourbox)

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu podia comentar que a Branca de Neve dormiu tempo demais e ficou branca como... a neve. Ou que os tubarões nunca dormem e por isso têm uma pele que até é usada como lixa. Mas como hoje não dormi o meu soninho de beleza, estou mal disposto e por isso não quero comentar.

02 maio, 2008 08:54  
Blogger Vida de Praia said...

’tadinho, jaime. É o que eu digo: o soninho de beleza é essencial, pá!... LOL

02 maio, 2008 10:45  
Blogger papel químico said...

quem dormiu de mais não foi a bela adormecida...? se bem me lembro, a branca de neve passou o tempo a varrer e a limpar a casa dos anões, coitada.

02 maio, 2008 10:59  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, a Bela Adormecida dormiu durante 100 anos. A Branca de Neve por sua vez fartou-se de bulir; mas depois trincou a maçã envenenada e caiu para o lado. E esteve “em coma” até ser beijada pelo príncipe. Por isso tecnicamente também passou pelas brasas ;-)
(quem diria que o sr. jaime sabia os seus contos, hein?)

02 maio, 2008 11:23  
Blogger De dentro pra fora said...

Ainda bem que não costumo sofrer de insónias...pelo contrário,estou sempre com o sono á porta.. :)

02 maio, 2008 12:08  
Blogger Marcia said...

Só por isso vou já dormir uma soneca :)

Beijinhos e bom fim de semana!

02 maio, 2008 12:38  
Blogger Unknown said...

Se não dormir como deve ser não há quem me ature, é que fico mesmo chata tipo bebé com sono. Há lá coisa melhor do que uma boa noite de sono???

02 maio, 2008 15:31  
Blogger Menina said...

Olá*

O que é certo é que se não dormir direito fico insuportável lol

Faz mesmo falta uma boa soneca ;)

beijinhos*

02 maio, 2008 17:52  
Blogger Vida de Praia said...

Que sortuda! Então deves ser LINDA, de dentro pra fora :-)

Bom fim-de-semana, psipages. E boa soneca :-) Um beijinho.

Cada um é como cada qual. Eu por acaso fico mais para o mânico, quando não durmo, ou durmo pouco - cheia de genica e impossível de calar; já o meu cara-metade fica rabugentíssimo, tal como a helena e a menina, se não dormiu o tempo suficiente :-S

02 maio, 2008 18:22  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Tudo isso são tangas!
De facto, à uma da manhã a beleza regenera-se. Mas no meu caso não é a dormir, é num bar. E quanto mais bebo (e menos durmo) mais lindo me acho!

E precisamente tudo piora depois de ir dormir!

Bah!

,o)
Bom fim-de-semana!

03 maio, 2008 00:27  
Blogger Vida de Praia said...

Aposto que depois de uns copos também te achas mais inteligente e genial, sorrisos... ;-D A bebida só faz é bem ao ego LOL.
Bom fim-de-semana.

03 maio, 2008 07:44  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Pena que por causa dela se tenha que ir mijar o ego tantas vezes...
;o))))))))

03 maio, 2008 10:02  
Blogger Vida de Praia said...

Pois... :-P

03 maio, 2008 10:32  

Enviar um comentário

<< Home