domingo, setembro 30, 2007

Dorme bem!
Isto nada a propósito de ter recomeçado a trabalhar há já algum tempo e ter as próximas férias bem longe ainda, mas enfim…
… já sabia que por todos os motivos e mais um, uma noite bem dormida era essencial para uma vida saudável. Porém li recentemente mais um argumento que torna o sono vital para a saúde: vários estudos dos últimos apontam para a ligação entre pouco e/ou mau sono e a obesidade. Isto porque aparentemente quando se dorme pouco, o organismo começa a sentir fome. A explicação parece simples: com a falta de sono, há menos leptina na corrente sanguínea e é a leptina que limita o apetite e nos dá a sensação de estarmos saciados. Ao mesmo tempo há mais grelina em circulação, o que estimula o apetite.
Normalmente recomendam-se mais ou menos 8 horas de sono. E segundo os cientistas, quanto mais longe se está desta meta, maior parece ser o risco de se desenvolver obesidade: 6 horas de sono significam um aumento do risco de 23%, 5 horas de 50% e menos de 4 horas de 73%!
Por isso: chega de estarem a blogar até às tantas e toca a dormir! : )

9 Comments:

Blogger papel químico said...

eu sabia que a ginástica passiva tinha uma base científica bastante credível ; )

30 setembro, 2007 11:05  
Anonymous Anónimo said...

Portanto, para emagrecer devemos tomar comprimidos para dormir juntamente com comprimidos para emagrecer. :-)

30 setembro, 2007 15:28  
Blogger Marta said...

Bem me parecia que o facto de ter dormido perto de 12 horas esta noite (e as restantes, hehe) havia de ser bom nalguma coisa!

30 setembro, 2007 16:27  
Blogger Vida de Praia said...

Viva a ginástica passiva cientificamente recomendada - com ou sem doping!... ;-)

30 setembro, 2007 20:37  
Blogger Alecrim said...

estava precisamente a pensar isso, antes de vir aqui: tenho que me deitar cedo hoje...
ó pá :((
(ando com os meus horários todos desequilibrados... e sim, sou gorda.)

01 outubro, 2007 00:58  
Blogger Vida de Praia said...

Então, alecrim? Conseguiste deitar-te cedo?
Já estou como o outro: ”deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” - ou antes pelo contrário... ;-)
Agora: o que diz a ciência é uma coisa: mas peso a mais, a meu ver, não se explica somente pelos sonos desiquilibrados; é mais complexo do que isso, tem mais facetas emocionais, talvez...

01 outubro, 2007 07:02  
Blogger Marta said...

Factores emocionais e também alimentares ;) Eu que o diga! :D

01 outubro, 2007 14:14  
Blogger Carina said...

oh pah!!! Eu não me posso queixar que durmo pouco! durmo cerca de 7 horas, mais os bocadinhos que durmo no sofá antes de me deitar - é que basta encostar-me e em 2 min estou a dormir!!! Assim devia estar magrinha... e não estou... LOLOL

01 outubro, 2007 19:40  
Blogger Vida de Praia said...

Vocês, pá!... Não me estraguem a teoria... ;-P

01 outubro, 2007 21:34  

Enviar um comentário

<< Home