terça-feira, setembro 25, 2007

Maravilhas da ciência, ou obrigada por nada
Um grupo de astrónomos na universidade do Minnesota acabou de descobrir grandes pedaços de nada. Ouviram bem: de nada! Um dia estavam a olhar pelo telescópio e depararam-se com enormes áreas do universo sem nada: nenhuma estrela, nehuma galáxia, nem sequer os afamados buracos negros. Este buraco ou vazio ou o que há-de se chamar é segundo eles bem maior, aliás mil vezes maior do que as distâncias a que estão habituados a encontrar sem nada – ou com nada - por esse universo fora. Nem que se viajasse à velocidade da luz (segundo a Wikipedia 299.792.458 metros por segundo, o correspondente a 30 centimetros por nanosegundo), levaria um bilião de anos a percorrer.
Incrível, não é? Sensacional! Só é pena não terem arranjado um nome mais criativo para o fenómeno...
Mas nem precisavam de ir tão longe: se observassem a actividade no meu cérebro Segunda-feira de manhã depois de um fim-de-semana ou de férias era precisamente isso que encontrariam: nada!... : )
(foto: nasa.org)

6 Comments:

Blogger Marta said...

Eu continuo a achar que o nada não existe. :D O que eles encontraram é um pedaço negro vazio. Não é o nada!! :P

25 setembro, 2007 13:01  
Blogger papel químico said...

um comentário à jaime: quem nada não se afoga!

25 setembro, 2007 13:54  
Blogger Paulo said...

"NADA"...é isso, nada....
Beijo

25 setembro, 2007 23:58  
Anonymous Anónimo said...

Vida de Praia, não desprezes o espaço vazio! É muito importante para largarmos os sacos do supermercado quando regressamos das compras grandes do mês.

Papel Químico, poderá um bebé acabado de nascer, do sexo feminino, ser referido como uma "nada"?

26 setembro, 2007 00:39  
Blogger papel químico said...

jaime, penso que o termo mais apropriado seria "nascida" já que o adjectivo "nado", tanto quanto sei, não é usado no feminino.

26 setembro, 2007 00:53  
Blogger Vida de Praia said...

Pelos vistos aproveitaram todos para comentar à jaime - ”nados” e nadas e vazios : D
Isto põe-me toda filosófica: será que o nada e o vazio são o mesmo fenómeno?... E se não forem? Se o vazio é bom e essencial para pôr as compras - e disso não tenho a mínima dúvida - o que acontecerá se as puser em nada? E quando o meu frigorífico está vazio, pode-se dizer que está cheio de nada?
Bem-vindo à sacola, paulo sempre. Não somos sempre tão malucos como desta vez, por isso não te assustes. Só o somos quase sempre. Por isso volta sempre ; )

26 setembro, 2007 07:28  

Enviar um comentário

<< Home