terça-feira, setembro 18, 2007

Se não fossem as mulheres…
Li há dias no jornal, que um estudo americano acusou recentemente que as mulheres sofrem mais de insónias que os homens. Em duas mil, dois terços sofriam desta maleita, tendo problemas para adormecer uma ou mais noites seguidas durante a semana; e muitas nem sequer pregavam olho toda a noite. Em comparação só metade dos homens é que se queixavam de insónias.
As conclusões em relação às razões para este problema foram no entanto inconclusivas, mas os investigadores sugeriam várias hipóteses para tentar explicar o fenómeno: complicações menstruais, gravidez, a menopausa e a vida stressada da mulher moderna.
Entretanto não discriminaram se se tratava de uma tendência geral, afectando solteiras e casadas. E não é que tenha razões de queixa. Mas depois de ter lido outra notícia no jornal recentemente, imagino que afecte mais as últimas: não é que vinha no jornal, logo no cabeçalho, que o casamento torna os homens mais preguiçosos?! Achei graça que no tal artigo comparavam a Dinamarca com Portugal e a jornalista escrevia, que os homens dinamarqueses se “portam” melhor do que os portugueses, uma vez que as mulheres na Dinamarca têm aproximadamente 69% das tarefas domésticas, enquanto que em Portugal se trata de 84%. Não admira portanto que a mulher moderna ande stressada, pois não?!…
Como dito, não tenho nenhumas razões de queixa, pois cá em casa sempre dividimos as tarefas domésticas como a coisa mais natural do mundo, mas segundo um estudo internacional realizado entre 17.000 pessoas em 28 países, os homens casados fazem supostamente menos do que aqueles que vivem juntos sem estarem casados. Possivelmente porque se sentem mais seguros do que os últimos de que a relação é para durar e deixam de se esforçar. O que é estranho nos dias que correm, em que as mulheres se tornaram mais independentes e com mais facilidade voltam a sair de uma relação, se não lhes dão a devida e merecida atenção.
Portanto, homens: isto não vai lá só a ramos de flores, perfumes e caixas de chocolates. Toca a pegar na esfregona e no aspirador e mãos à obra!

7 Comments:

Blogger Carina said...

EHEHE Felizmente também não tenho a mínima razão de queixa, e tenho a certeza que mesmo que tivessemos casado não era diferente :) O meu vinha muito bem ensinado - o "estágio" de 6 anos a viver sozinho também ajudou LOLOL Se ele não fizesse não havia ningu+em que fizesse por ele. Está muito bem habituado - e que se conserve assim :)

18 setembro, 2007 10:40  
Blogger papel químico said...

felizmente tb não faço parte dessa estatística.

18 setembro, 2007 11:05  
Blogger Vida de Praia said...

Que bom! Fico feliz por ver que as mulheres modernas portuguesas que eu conheço batem o pé e não se deixam levar pelas tradições menos honrosas do passado criadas por mães que habituaram mal os filhos : )
Hmmm... um ”estágiozinho” desses devia ser constitucionalmente obrigatório para qualquer homem antes de estabelecer família ; )

18 setembro, 2007 13:55  
Blogger Marta said...

Antes de mais, devo dizer que não pertenço ao grupo de mulheres que tem insónias! Tenho é hipersónias!! :D
Quanto à divisão de tarefas... basicamente vivo com o meu namorado (apesar de não ser oficial e de eu ter o meu espacinho alugado :P) e há 2 coisas que ele me pede para ser eu a fazer: lavar a loiça e ajudá-lo a organizar as coisas (do género eu digo o que ele deve fazer e onde pôr as coisas e ele faz :D). De resto, ele aspira, limpa, vai às compras, cozinha (bem melhor que eu). Impecável! :)

20 setembro, 2007 13:11  
Blogger Vida de Praia said...

UAU! Outra mulher moderna portuguesa com muita sorte, ou ainda há esperança para o homem português?... : D
Gostei da das hipersónias! : )

20 setembro, 2007 14:17  
Blogger Marta said...

Não sei bem, mas acho que é um misto de sorte com modernice ;)

21 setembro, 2007 00:23  
Blogger Vida de Praia said...

Boa hipótese : )

21 setembro, 2007 07:24  

Enviar um comentário

<< Home