sábado, setembro 08, 2007

Relações entre irmãos
Como já devem ter notado, adoro ler sobre curiosidades científicas que me surpreendam. Desta vez li sobre um estudo publicado no American Journal of Psychiatry que concluia, que, se se tem irmãos, a relação que temos com os nossos irmãos é mais essencial para a auto-estima do que a relação com os pais. E que homens com más relações com os irmãos correm um maior risco de desenvolver depressão do que homens cujas relações com os irmão sejam boas.
No estudo em questão participaram 229 homens saudáveis, que foram seguidos durante 30 anos. Dez procento dos quais desenvolveram uma depressão severa algures na vida. Destes 26% tinham más relações com os irmãos, 10% relações normais e 6% boas relações. Em comparação 15% tinham más relações com as mães.
Para os filhos únicos é claro a relação com os pais que é central no desenvolvimento da auto-estima e optimismo em relação à vida..
Acho que vou ligar hoje à minha irmã mais nova… e ao meu irmão.
Fotocollage: Bardur Eklund

9 Comments:

Blogger Marta said...

Bom, já vi que devo estar a desenvolver uma depressão grave...

08 setembro, 2007 15:36  
Blogger Vida de Praia said...

... ou pode ser que ainda se arranje tratamento profiláctico (o estudo abrangeu 30 anos) ; )

08 setembro, 2007 15:45  
Blogger papel químico said...

hoje li uma carta tua com ONZE anos em que me mandavas uma foto com a tua irmã mais nova. vinha num pacote de coisas que a minha mãe juntou para eu trazer para casa. e falavas de um trabalho estatístico que estavas a fazer na faculdade sobre a reacção das pessoas aos computadores. foi uma verdadeira viagem no tempo.

08 setembro, 2007 22:31  
Blogger Vida de Praia said...

UAU! Fiquei sem palavras!... (e com um gigantesco ”glup” na garganta). Viagens no tempo não se fazem todos os dias. Gostava de ter feito essa viagem contigo (lembro-me desse trabalho e faço uma vaga ideia de qual seja a foto...).

09 setembro, 2007 08:11  
Blogger papel químico said...

glup mesmo. era uma carta muito bonita e tocou-me bastante lê-la.

10 setembro, 2007 00:29  
Blogger Vida de Praia said...

Bom dia! Já reparaste que uma carta manuscrita por vezes tem qualidades que o email não realça da mesma forma? Uma delas é ter chaves para as viagens no tempo e para as gavetas da alma...
Um beijinho grande : )

10 setembro, 2007 07:13  
Blogger Mónica said...

talvez :D dou-me polidamente com o meu irmão, era deprimente se isso me deprimi-se, somos apenas dois individuos diferentes

12 setembro, 2007 15:04  
Blogger Carina said...

Realmente o relacionamento com os irmão deve mesmo influenciar tudo o resto. Apesar das "turras" normais que sempre tive com o meu irmão (mais novo que eu 16 meses), hoje em dia, que já somos "crescidos" damo-nos bem :) Ainda bem! Acho que não seria feliz se assim não fosse.

Levamos a vida toda a ouvir, a cada discussão nossa, os meus pais dizerem: "Voces são irmãos, deviam dar-se bem!" e afinal de contas tinham razão - mas não tinham experiencia, porque são ambos filhos únicos, e era este o nosso argumento LOL

12 setembro, 2007 18:36  
Blogger Vida de Praia said...

mo: gostei do trocadilho : ) Costuma-se dizer que as estatísticas não mentem, logo: cuidado... ; )

carina: fico contente por saber que se começaram a dar melhor. Acho que o relacionamento com os irmãos é realmente importante e que, se há potencial para melhorias, vale a pena fazer um esforço extra para encaminhar as coisas para o melhor.
Acho que o argumento dos vossos pais é o típico argumento dos pais quando os filhos não se entendem e brigam. Mas com pressão não se vai lá - às vezes até antes pelo contrário...

12 setembro, 2007 19:44  

Enviar um comentário

<< Home