sexta-feira, setembro 07, 2007

Que vergonha!…
Não sei se alguma vez experimentaram o tremendo sentimento de vergonha emanado de os vossos pais optarem por vos repreender publicamente, à frente de visitas ou de estranhos até. Digo-vos que não há castigo mais vexante e tem o claro intuito de vos fazer sentir culpados.
E foi provavelmente nesse tipo de “pedagogia” que o governo tailandês se deixou inspirar recentemente para castigar aqueles na força policial caracterizados pelo maior desleixo: apartir de agora quem não apareça no trabalho sem dar parte de doente, quem entre em brigas, quem estacione onde seja proibido e receba queixas dos cidadãos vai passar compulsoriamente a usar uma faixa cor-de-rosa no braço com corações e o boneco dos desenhos animados japoneses do Hello Kitty.
Li isto numa notícia de jornal há dias. De certa forma até acho bem que a negligência policial seja punida, não fique impune; mas estranhei porém o facto de não mencionarem por exemplo o receber de subornos, a incriminação de vítimas femininas de violação, ou a expressa brutalidade policial que ainda não é caso raro por essas paragens nos dias que correm.
Foto: AP Photo/Yomiuri Shimbun, Norimasa Tahara

8 Comments:

Blogger papel químico said...

fico sempre estupefacta com as notícias que descobres! mas que extraordinária mente se lembraria de um castigo desses? um ministro cujo irmão tem uma fábrica de produtos hello kitty na china provavelmente.
olha se o sócrates se lembra de fazer uma parceira internacional com a dita fábrica? já estou a ver o shô guarda a autuar de faixa cor-de-rosa, junto à sua banquinha debaixo do viaduto. lindo! a medida seguinte podia ser obrigar os polícias a fazer um tereré cor-de-rosa a condizer com a faixa, caso voltassem a prevaricar. e, se mesmo assim não aprendessem, obrigá-los a usar tutu para verem o que é bom para a tosse!

07 setembro, 2007 13:00  
Blogger Vida de Praia said...

O que é que queres, se a atenção me foge sempre para este tipo de notícia caricata?!... E para quê inventar ou romancear, quando a realidade é tão florida? : )
Também não me admirava que o tal ministro tivesse motivos mais obscuros do que simplesmente disciplinar a força policial e a tua proposta para explicar uma medida tão bizarra parece absolutamente legítima ; )
Mais uma vez: ainda bem que o Sócrates não lê este blogue... (já estava a imaginar o sr. guarda nessa figura: ui!...) : D

07 setembro, 2007 13:10  
Blogger Marta said...

Não deixa de ter uma certa piada...
hehehehe

07 setembro, 2007 13:55  
Blogger Vida de Praia said...

Foi talvez por ter piada que me despertou a atenção - normalmente notícias sobre a polícia são tão sérias, que esta saltou logo à vista por não o ser, em nada : )

07 setembro, 2007 14:12  
Blogger Mónica said...

um bocado estrela de david

12 setembro, 2007 15:05  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, tens razão, mas mais para o feminino ; )

12 setembro, 2007 19:36  
Anonymous Anónimo said...

O recurso à humilhação como punição é (pelo menos) borderline em matéria de direitos humanos.

12 setembro, 2007 21:01  
Blogger Vida de Praia said...

Imagino que sim. Mas na Tailândia os direitos humanos não devem fazer parte da ordem do dia, o que é sugerido por exemplo pelas condições miseráveis de quem tiver o azar de ”ir de cana” lá.
Não te imaginava defensor dos direitos humanos, jaime...

12 setembro, 2007 22:45  

Enviar um comentário

<< Home