segunda-feira, setembro 03, 2007

Maneiras
Tenho 5 ou 6 blogues favoritos que leio regularmente e só vou à YouTube para ver os videos do Cristiano Ronaldo e dos Gato Fedorento. Por isso ando alienada ao que se passa na net. Lembro-me porém de uma vez ter ido espreitar a um blogue que não conhecia e que estava repleto de comentários ordinarios de anónimos. Fiquei um pouco melindrada e pensei cá para mim sobre qual seria a necessidade de tal linguagem e modos.
E, segundo li recentemente, parece que o mau tom e falta de maneiras é um problema generalizado quer na blogosfera, quer na net como um todo. E nem vou sequer citar as citações que vinham no artigo por as achar de extremo mau gosto. Mas falava de comentários odiosos em tom de intriga, insinuações maldosas e ordinarices.
Para tentar remediar este problema, alguns dos pioneiros da internet, como o Jimmy Wales, o criador da Wikipedia, propuseram que se criasse um código, tipo o Código da Estrada, para amenizar o tom corrente e promover as boas maneiras na net.
E convidaram ao debate no site Blogging.wikia.com. Há quem proteste e sinta ameaçada a sua liberdade de expressão, o que não percebo: estamos a falar de etiqueta e boa educação, não de censura.
Tenho muita sorte de só ter visitantes bem educados e de astral muito positivo aqui na sacola. Obrigada pelos vossos comentários!

8 Comments:

Blogger tikka masala said...

Descobres sempre coisas interessantes! Eu cá, como tenho pouco tempo para andar a navegar à caça de novidades, venho aqui :)
Acho bem que se crie esse código, mas dá-me ideia que terá poucos resultados... afinal, muitos serão os que pura e simplesmente ignorarão essas regras de boa educação. Tal como se, na estrada, os condutores pudessem circular sem carta e sem qualquer respeito pelo código. Seriam certamente poucos os que o respeitassem!

03 setembro, 2007 07:51  
Blogger Vida de Praia said...

: D
Sempre às ordens : ) Isto, por acaso, também li no jornal. E confesso, que também me deixou um tanto ou quanto céptica, mas olha... se resultar, resultou.

03 setembro, 2007 08:32  
Blogger papel químico said...

sempre houve um certo código de "netiquete". como não escrever em maiúsculas porque equivale a gritar, por exemplo. aprendi essas coisas há dez anos com os meus colegas tradutores de uma mailing list a que pertenci. mas também nessa lista apareciam de vez em quando umas ovelhas ranhosas e insultuosas. nada a fazer. a boçalidade não se erradica.

03 setembro, 2007 14:41  
Blogger Vida de Praia said...

”A boçalidade não se erradica” - excelente pregão, que aproveitei para tirar a papel químico ; ) Só é pena ter toda a probabilidade de ser verdade, uma vez que quem é ovelha ranhosa ao vivo, não se renega na net : S

03 setembro, 2007 15:14  
Blogger Graça said...

Por vezzes tenho que aturar esses tipos! Seres mal educados que não respeitam as opiniões das pessoas.
Ultimamente tem aparecido pessoas com mau carácter pelo meu blog, sou da opinião que se não gostam não comem, podem deixar o seu comentário mas sem palavrões ou então não ofereçam porrada porque isso é de gente ridícula.

Beijos do Graça

03 setembro, 2007 15:38  
Blogger Vida de Praia said...

A sério, benfiquista? Bem!... E com palavrões e ameaças de porrada e tudo? Onde é que já chegámos??!
Espero que te vejas livre desses elementos no teu blog, se bem que ouvi dizer que ”a boçalidade não se erradica” com facilidade : S (há quem tente resolver a situação criando limites a quem permite que comente o blog).
Um abraço.

03 setembro, 2007 15:55  
Blogger Marta said...

Eu também já tive comentários pouco simpáticos (a roçar a ordinarice e a má educação) no meu blog e portanto lá deixou de haver liberdade de expressão. Os comentários são moderados e, portanto, só aparecem se eu quiser. E não me inibo nada em apagá-los sem dar satisfações a ninguém!

03 setembro, 2007 16:09  
Blogger Vida de Praia said...

Ora bem, se o blog é teu!... (e fica aqui a dica, benfiquista!) Mas é triste que tenha de ser assim por causa de elementos cuja educação deixa muito a desejar : (

03 setembro, 2007 17:58  

Enviar um comentário

<< Home