segunda-feira, setembro 17, 2007


Aprendizagem
Estava eu há dias no meio das minhas tarefas domésticas quando veio o meu marido e me admoestou que tivesse cuidado com o espanador. Respondi-lhe: “eu sei, já fiz isto mil vezes.” O que nos pôs a conversar sobre tudo aquilo que aprendi durante os anos e o quanto ele me admira por isso.
Quando vim para a Dinamarca com os meus dezoito aninhos não sabia língua, não conhecia os costumes, não sabia cozinhar nem aquelas coisas básicas sobre a lida da casa, não tinha carta de condução nem formação profissional ou superior.
Fui aprendendo aos poucos, tirei um curso, tirei a carta, estou a aprender a andar de bicicleta e hoje já nem me recordo como era não ter esses conhecimentos e aptidões. Nem como me sentia, certamente insegura e em nada preparada para a vida adulta.
Tive a sorte de ter um companheiro compreensivo e carinhoso, que me deu todo o apoio e espaço e me ajudou a crescer da melhor maneira possível.

11 Comments:

Blogger papel químico said...

e, para que se saiba, a minha amiga tinha melhores notas a litertura dinamarquesa que os próprios dinamarqueses ao fim de pouco tempo de estar a viver no país : )

17 setembro, 2007 11:39  
Blogger papel químico said...

para além de cozinhar super bem e de fazer o seu próprio bolo rei no natal!

17 setembro, 2007 11:40  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelos piropos, papel químico - como é que eu ilustro aqui o teres-me feito corar? : )

17 setembro, 2007 12:55  
Blogger Carina said...

A adaptação a qualquer coisa nova é sempre complicada! Mas é como tudo: ninguém nasce ensinado, e depois de sabermos e conseguirmos fazer certas coisas elas já surgem naturalmente, nem nos lembramos como era viver sem saber isso...

É disto que tento sempre lembrar-me quando acho que não vou conseguir fazer alguma coisa...

AHH e parabéns pelas capacidades aqui relatadas pela papel quimico!

17 setembro, 2007 13:34  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, carina, hi hi (voltei a corar; isto dos piropos não é nada comigo...).
Ainda bem que te lembras de tudo o que já aprendeste quando enfrentas novos desafios que parecem impossíveis de superar. É uma óptima motivação.
É exactamente pelo que apontas que resolvi escrever um diário detalhado relatando a minha aprendizagem em relação ao andar de bicicleta - daqui a um ano estará esquecido como era antes de ter aprendido : )

17 setembro, 2007 14:08  
Blogger tikka masala said...

Cá para mim, o teu marido também deve ter tido muita sorte em poder acompanhar o percurso desta mulher fora de série!

17 setembro, 2007 14:18  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, tikka, pelo belíssimo elogio - nunca antes tinha pensado em mim como sendo uma mulher fora de série : ) Isto hoje foi uma chuva de piropos para a qual não estava nada preparada.
Sentimos muitas vezes e dizemos um ao outro que somos dois sortudos! : )

17 setembro, 2007 20:23  
Blogger Maria João Resende said...

Parabéns pelo caminho feito, e por teres sabido escolher a companhia para o percorrer. Saber amar e saber aprender são duas das aprendizagens que levam toda uma vida, e já agora que se faça o caminho em boa companhia!

17 setembro, 2007 20:35  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, optimist. Tive muita, muita sorte com a companhia que me calhou - e ainda tenho tanto para aprender... para toda a vida : )

18 setembro, 2007 07:25  
Blogger Marta said...

E mais qualidades ainda devem estar por aí escondidas! ;)

20 setembro, 2007 13:08  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, marta. Ui, isto é tem sido corar... ; )

20 setembro, 2007 14:15  

Enviar um comentário

<< Home