segunda-feira, setembro 10, 2007

Hábitos saudáveis
De vez em quando mudam as recomendações sobre o que é ou não saudável, mas de um modo geral há unanimidade em que praticar desporto e seguir uma dieta regrada e variada é saudável, enquanto que viver uma vida sedentária e comer porcarias não é aconselhável. E já sabemos que dormir o suficiente também faz bem à saúde.
Uma coisa que nunca me tinha passado pela cabeça e que descobri recentemente é que foi documentado que supostamente faz mal às crianças comer em frente à televisão; isto não necessariamente por não mastigarem como deve de ser ou comerem a correr, mas supostamente porque a publicidade sobre produtos comestíveis como sobremesas, doces, Choco Pops e outras coisas pouco saudáveis que tais multiplicam o que uma criança se sente impelida a comer, pondo-a em risco de se tornar obesa.
E enquanto que as crianças parecem desenvolver hábitos cada vez menos saudáveis, já os adolescentes na Dinamarca aparentemente se estão a tornar mais saudáveis: ainda bebem mais alcoól do que a média europeia, mas a tendência é decrescente, fumam menos e praticam mais desporto do que apenas há 3 ou 4 anos atrás.
Pelos vistos é capaz de ser boa ideia deixar os adolescentes em paz e virar os olhos para as crianças, que, afinal de contas são os adolescentes de amanhã e se andam a portar muito mal mesmo.
(foto: davekellam @flickr.com)

4 Comments:

Blogger papel químico said...

eu tb engordo só de olhar para a televisão ; )
agora a sério, tudo começa muito antes, na maminha. tb há um estudo que demonstra que os bebés alimentados a biberão têm muito mais tendência para a obesidade.

10 setembro, 2007 16:24  
Blogger Vida de Praia said...

Ai, e eu que engordo só de *pensar* em olhar para a televisão?!... : S

Obrigada por essa informação - não sabia que amamentar fazia tanta diferença nesse aspecto. Cá o que se realça sobre isso é mais o tema do sistema imunitário ser mais robusto nos bebés que são amamentados o maior tempo possível. E calculo que se estes mesmos bebés mais tarde não jantarem em frente ao televisor, têm grande potencial de se tornarem super-modelos ; )

10 setembro, 2007 18:57  
Blogger Marta said...

Essa foto faz mal à saúde, hehe
Até me faz lembrar as 2 tabletes de chocolate e os dois pacotes de Supergorila que comprei hoje no Hipermercado... e nem digo o que é que já comi :$

11 setembro, 2007 00:10  
Blogger Vida de Praia said...

Creio que tens razão, marta: só o olhar para a foto já é pouco saudável!... : )
He he, tento evitar ir às compras se à partida estou com fome, porque com fome é mais fácil comprar o que não devo; mas quando ”a carne é fraca” e cedo à tentação de fazer esse tipo de compras, não há vez que não me absolva dizer com convicção ”uma vez não são vezes"... ; )

11 setembro, 2007 07:18  

Enviar um comentário

<< Home