quinta-feira, abril 24, 2008

No passado
Nem imaginam as vezes que dou graças a Deus por viver na era moderna (aliás, segundo dizem até já vamos pelo menos na pós-moderna), em que tudo nos é acessível e podemos desfrutar dos progressos da ciência nos mais variados campos. E não estamos sujeitos a perecer por causas evitáveis.
Voltei a lembrar-me disso quando há dias li uma notícia pitoresca sobre o desenvolvimento dos métodos de anticoncepção. Desde os primórdios da história que houve necessidade de tomar medidas de planeamento familiar e tentar prevenir a gravidez. Mas os métodos utilizados é que pelos vistos nem sempre foram os mais seguros, lógicos ou cientificamente correctos. Por exemplo no antigo Egipto estavam em voga os pessários feitos de caca de crocodilo com mel (francamente só gostava de saber como é que passa pela cabeça de alguém inventar uma coisa destas: caca reciclada de crocodilo como método de anticoncepção... ah e já me esquecia do mel LOL).
Mas os gregos da Antiguidade não lhes ficavam atrás: pensavam que o melhor método anticonceptivo era beber a água em que os ferreiros arrefeciam o ferro. E se pensam que isso é mau, pior é o que faziam na China, onde a medicina natural sempre foi bastante desenvolvida, há 2000 anos atrás: o método natural era a mulher beber mercúrio, uma substância venenosíssima (!), depois de ter tido sexo.
Mas também já houve métodos igualmente ineficazes mas menos perigosos, por exemplo no Canadá onde no século XV se cria que testículos de castor banhados em álcool eram um método contraceptivo soberbo; ou na Europa no século XVII onde se usava meio limão como pessário.
Portanto: dou graças a Deus por viver da era moderna... quer-se dizer... pós-moderna!


P.S.: Este post não vem em nada no seguimento do de ontem, juro. Calhou.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Qual dos métodos referidos é que dizes que não funciona? :-)

24 abril, 2008 08:56  
Blogger papel químico said...

:D safa! sugiro que vás dar outro passeio de bicicleta até dragØr :)

24 abril, 2008 11:23  
Blogger Paulinha said...

"Testículos de castor banhados em álcool" coitado do animal! Na altura ainda não havia defensores dos animais, pois não?!
Ainda bem que vivemos na era pós-moderna! ;)

24 abril, 2008 11:26  
Blogger Vida de Praia said...

LOL Adivinha lá, jaime... ;-)

Obrigada pela sugestão, papel - não me importava nada. Mas achas que dê outro passeio para celebrar o facto de viver nesta era, ou para encaminhar os pensamentos para outro lado? :-D

Se nem sequer defensores dos direitos humanos havia na altura, paulinha... ;-)
Toca a celebrar vivermos em 2008!

24 abril, 2008 12:23  
Blogger Unknown said...

E viva a época pós-moderna como tu dizes. Gostei principalmente da caca de crocodilo com mel :-)Deve ser por isso que antigamente se tinham 15 ou mais filhos (qual coelha qual quê!) Ainda bem que a sociedade evoluiu e "inventaram" os preservativos e as pílulas.

24 abril, 2008 14:47  
Blogger papel químico said...

então mas não foram os egípcios que inventaram o preservativo?

vida... ambas as duas :)

24 abril, 2008 15:01  
Blogger Vida de Praia said...

Podes crer, helena. Lembro-me de ter ouvido dizer que alguns dos meus antepassados tiveram 30 filhos (!!!!) e outros 16 filhos (!!) - ai tanto método anticonceptivo que não funcionou!... ;-S

Não me espantaria nada que tivessem sido os egípcios os inventores dos preservativos, papel. Sempre foram muito p’ráfrentex :-D
Ah, ’tou-te a ver: ambas as duas...

24 abril, 2008 15:06  
Blogger Menina said...

Olá*

Realmente temos muita sorte em viver nesta época! Cada método, que até arrepia!

Beijinho*

24 abril, 2008 16:05  
Blogger De dentro pra fora said...

Que giro!ainda outro dia falava com a médica que me operou,sobre os métodos usados pelos antepassados , neste caso eram os preservativos mesmo(que digasse de passagem eram um tanto ao quanto bizarros), ou daquilo que eram feitos..isto a preposito de ela me dizer que o material usado para suturar as operações eram feitos de tripa de gato..imaginem!..ainda bem que ela me coseu com outra coisa...só de pensar que no momento poderia trazer dentro de mim algo "felino"...ui!..nem quero pensar..

24 abril, 2008 16:09  
Blogger Vida de Praia said...

Olá, menina. Sim, é de ficar com pele de galinha.
Beijinhos.

Que engraçado - e muito a propósito, de dentro pra fora!... Suturas de tripas de gato???? Yeuch :-P Até me fez lembrar aqueles remédios antigos dos curandeiros, que levavam asas de morcego, pózinhos de escama de serpente, etc e tal... ;-)
Boa recuperação!

24 abril, 2008 16:26  
Blogger Marta said...

Eu fico contente por viver na era actual e por nesta era actual existir LIDL! :D

24 abril, 2008 22:53  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, marta :-)

25 abril, 2008 10:21  

Enviar um comentário

<< Home