domingo, abril 20, 2008

Não se pode mesmo ganhar
Durante os últimos anos tem vindo a aumentar a atenção e consideração prestadas à comida servida nas cantinas das escolas públicas dinamarquesas. Os pais, professores e inspectores insistem cada vez mais em que as crianças precisam de ter uma alimentação saudável e começam a banir das escolas a fastfood, os doces, o leite com chocolate e a coca-cola; e os políticos apoiam as boas intenções e proporcionam esquemas de financiamento de fruta e vegetais nas escolas.
E os visados, os alunos, como reagem a estas medidas benignas e saudáveis? Se pensam que lhes ficam agradecidos, enganam-se redondamente. A miudagem põe-se é a protestar e a fazer abaixos-assinados contra a comida saudável na cantina, recusa-se a comer a comida saudável da cantina – a fruta, o pão integral, as saladas de frango, tudo com água mineral a acompanhar - e vai buscar pizzas à tasca mais próxima para o almoço. Exige o leite com chocolate de volta e introduz clandestinamente bolachas no seu cardápio escolar.
Mas as autoridades escolares não cedem e afirmam que a comida saudável veio para ficar.
Azar, malta!...
Conclusão: é impossível deixar toda a gente satisfeita. Aliás, mais parece que é impossível deixar alguém satisfeito... para além do homem das pizzas que lucra com os alunos da escola mais próxima.
(foto: Colourbox)

14 Comments:

Blogger papel químico said...

como tudo na vida, o equilíbrio é a melhor solução. uma vez por semana bem que podia haver uma pizza (sem carradas de gordura) acompahada de salada e sopa. não seria assim tão mau e os crianços escusavam de ir à tasca comprar bombas calóricas. comida saudável não é necessariamente sinónimo de comida desenxabida.

20 abril, 2008 13:18  
Blogger Maria said...

Nunca toda a gente está de acordo... Mas a meu ver tudo se pode comer, desde que com conta, peso e medida.


Um bjhno.

20 abril, 2008 13:35  
Anonymous Anónimo said...

Do que esses políticos não se lembram é que daqui a 8 anos essas crianças serão eleitores! ]:->

20 abril, 2008 14:46  
Blogger Marcia said...

E o que é que os meninos dinamarqueses comem em casa? :)

20 abril, 2008 15:18  
Blogger Menina said...

olá*

Na minha opinião, deve existir os dois tipos de comida nas escolas.Uma mais saudável e, de vez em quando, uma comidinha mais "fast-food" para que os miúdos também fiquem contentes!

Banir totalmente a comida pouco saudável não vai adiantar de nada, arranjam sempre noutros locais...

beijos*

20 abril, 2008 15:31  
Blogger Unknown said...

Estava-se mesmo a ver que ia dar nisso. Estás a ver os putos a comerem comida saudável sem reclamarem após terem provado fast food? Os putos com 2 anos já comem no Mc donalds. Depois acontecem cenas como esta: mãe e pai a comer mac donalds e depois dar sopa caseira ao puto. Resultado: berreiro.

20 abril, 2008 19:11  
Blogger Maria Leonor said...

Tirar o leite com chocolate tb é exagero :P

voto no equilíbrio - é o mais racional!

*

20 abril, 2008 19:23  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelos comentários, pessoal. Pelos vistos estão todos de acordo: equilíbrio é essencial.

Papel: o problema talvez seja o que apontas - que quem introduziu comida saudável nas escolas escolheu precisamente a mais desenxabida. Péssimo marketing!

Pois bem, nostálgica.
Um bj.

E se se lembrarem desse pequeníssimo pormenor dos futuros eleitores, mudam logo de política, jaime - ela é vê-los reintroduzir as “bombas calóricas” com desconto até ;-D

Tocaste num ponto fraco, psipages: em certos jardim-escolas os educadores foram-se aos arames, porque nos almoços que os putos traziam de casa era só chocolates, coca-cola, pão branco, etc. e tal (portanto adivinha o que comem em casa... ;-D)

Excelente proposta, menina - também porque fast food todos os dias também enjoa... ou talvez não... :-)
Beijinhos.

A moral dupla desses pais é abismal, helena. Como é que acham que os putos vão querer comer a sopa com os adultos a “enborcar” batatas fritas e hambúrgueres??? Santa ingenuidade!...

Ó mleonor, por acaso gostas de leite com chocolate? ;-D
:-*

20 abril, 2008 20:01  
Anonymous Anónimo said...

«Pelos vistos estão todos de acordo: equilíbrio é essencial.»

Eu nunca disse que concordava com o equilíbrio! Tenho cara de quem concorda com equilíbrio, moderação e essas coisas de bom-senso? :-P

20 abril, 2008 20:41  
Blogger Vida de Praia said...

Não, realmente não; e desde já perdão por te estar aqui a denegrir a imagem, ó jaime. Retiro imediatamente o que disse.

Pelos vistos estão todos de acordo excepto o jaime: equilíbrio é essencial ;-D

20 abril, 2008 21:01  
Blogger Marta said...

Eu ando fula com essa história da comida saudável nas escolas.
Numa destas tardes em que tenho ido a uma escola, fiquei esfomeadíssima (não tive tempo de almoçar) e pedi uma tosta mista e um iogurte. Então não é que aqueles cromos só têm pão integral??? Sim, aquele pão praticamente sem sal que não sabe a nada???? Eu bem que perguntei se não tinham "pão normal", mas a resposta foi "sabe, este é mais saudável..."

Tou-me a borrifar pro saudável!!

20 abril, 2008 21:15  
Blogger Vida de Praia said...

Como te compreendo, marta!... Voltamos à história dos exageros e falta de equilíbrio - e de lógica: qualquer pessoa normal pode imaginar que realmente pão integral em tosta mista não soa nada saboroso :-P E agora: vais fazer um abaixo-assinado? ;-)

21 abril, 2008 07:08  
Blogger Marta said...

Não! Eu não pertenço à escola! :P Mas vou passar a levar o lanche de casa! :D

21 abril, 2008 17:57  
Blogger Vida de Praia said...

Boa ideia; beeeeeeeeeem, eu só queria era ser invisível para poder topar o conteúdo da tua lancheira sem ser topada... deve parecer uma cópia fiel do cardápio do McDonald‘s, he he he. Tu a saboreares o teu almocinho e os putos todos de olho arregalado, coitadinhos, a mastigar tostas de pão integral ;-)

21 abril, 2008 19:16  

Enviar um comentário

<< Home