quinta-feira, abril 17, 2008

Somos amigos
Há dias alguém me perguntou se eu estava no Facebook, ao que respondi com uma redundante negativa. É pá, chamem-me antiquada, mas sou muito esquisita em relação a estas modernices: uma coisa é o blogue e ter através dele conhecido muita gente bacana com quem tenho contacto directo a torto e a direito e lá vou revelando uma coisa ou outra mais pessoal. Ou até o Messenger, que afinal de contas não passa de uma conversa directa através do teclado e que também só uso com as pessoas mais chegadas.
Mas não me venham cá com as networks virtuais; a do “é pá, uma antiga colega de escola encontrou-me no Facebook e contactou-me depois destes anos todos”, ainda vá – a nostalgia pode levar a melhor de qualquer um. Mas faz-me confusão quando alguém se sai com a do “ai, eu tenho 500 e tal amigos no Facebook”. Quinhentos e tal “amigos”??? Eu só pergunto que pessoa normal é que tem 500 e tal amigos – e não me refiro a conhecidos ou vizinhos, somente a amigos verdadeiros? O pior de tudo são aquelas pessoas que vêm com a do “ai, eu sou amiga da Hillary Clinton no Facebook” (– “ya, ok, e vão beber café muitas vezes?” – “Er.. não... “ – “ Uma vez por outra?” – “Não. Nunca.” E aí ponho ponto final ao sarcasmo... até ver). Quem é que tem tempo de lidar com tanta gente a tal ponto que se pode considerar um amigo ou amiga? Ou de passar a vida a actualizar o seu profil para que qualquer pessoa, conhecida ou desconhecida, ande a par de cada passo que a pessoa dá? E qual é a necessidade de tanta exposição, de tanta superficialidade?
Digam o que disserem – que quem não faz parte de uma network virtual não está com nada e deixa-se ficar de fora ou é retrógrado – mas engulo o meu chapéu (que não tenho) se alguma vez me apanhem no Facebook.

12 Comments:

Blogger papel químico said...

confesso que também não tenho a menor pachorra para facebooks, hi5s e coisas do género. tomara eu ter tempo para estar com os meus verdadeiros amigos de carne e osso! mas tenho uma outra amizade criada através da internet, algumas das quais até resultaram em colaborações artísticas e profissionais. até aí tudo bem - continuamos no domínio do relacionamento humano.

17 abril, 2008 12:43  
Blogger Vida de Praia said...

Ora bem, amiga papel. My feelings exactely. Um brinde aos relacionamentos humanos :-)

17 abril, 2008 14:03  
Blogger Marta said...

Eu por acaso até tenho hi5... e tenho gente adicionada que não faço a mais pálida ideia de quem sejam... mas também já reencontrei muita gente lá que não via há muitos anos e, também, é uma forma de eu ir sabendo o que é que as pessoas andam a fazer da vida!! (Cusca, eu sei!! :D)

17 abril, 2008 14:32  
Blogger Vida de Praia said...

Olá, martinha. A parte da cusquice ainda percebo - e aceito ;-D Mas uma pergunta: se alguém realmente fosse importante para nós, ou nós para elas, não teríamos mantido o contacto estes anos todos?... Se se perdeu o contacto, por alguma razão é... ;-)

17 abril, 2008 14:54  
Blogger Unknown said...

Hoje a vida é feita pela internet. Tenho página no hi5, messenger e o blog e chega. faz-me confusão aquelas pessoas que têm n amigos na net mas e amigos reais? Quantos são? À excepção do blog, (há alguns que conheço pessoalmente) todas as pessoas que tenho no hi5 e no messenger conheço-as pessoalmente (no hi5 então, encontrei pessoal que já não via há muito tempo).

No entanto o messenger é uma boa ferramenta de trabalho quer a nível escolar quer a nível profissional mas lá está: o que é em exagero, enjoa.

beijinhos

17 abril, 2008 15:21  
Blogger Vida de Praia said...

Faço minhas as tuas palavras, helena:
o que é em exagero, enjoa.
Bjs.

17 abril, 2008 16:12  
Blogger Paulinha said...

Não sei qual é o objectivo de ter 500 amigos no facebook ou hi5, quando nem se conhece nem metade deles na realidade.
Confesso que tenho hi5 e já o apaguei e depois voltei a activar, porque dá jeito para marcar jantares com antigos colegas de turma. E claro para cuscar quem já casou, quem já tem filhos. No entanto no meu hi5 só tenho pessoas que conheço!

17 abril, 2008 17:59  
Blogger Maria Leonor said...

Eu tenho hi5, mas penso seriamente em apagá-lo. Já me deu problemas mas inútil não sei se será...Além do telefone e msn, mantenho contacto com grandes amigos que estão longe, e vejo as fotos que lá põem. A verdade é que nunca me fez mal. E acontece tb reencontrar alguém que há muito tempo não via e tinha perdido contacto, e a verdade é que essa tal pessoa na altura podia não ser muito especial, mas quando saímos outra vez, o interesse "renasceu". As pessoas mudam ao longo dos anos...!

Essa dos 500 amigos tb nunca percebi! Só costumo ter quem conheço e me interessa manter contacto, o meu hi5 é um misto de regras e limitações!

Essa exposição tb me irrita. "Vais sair? Para onde? Queen's? Garage? A que horas?"
Mas a verdade é que tb me exponho no meu blog, e muito mais que no hi5. Afinal aqui residem as minhas opiniões e textos...No hi5, o meu nome e os meus gostos. Mais uns comentários de uns amiguitos :) (é sempre bom lê-los..!)

É fútil, sem dúvida. Mas não faz mal nem é pecado ;)

17 abril, 2008 23:20  
Anonymous Anónimo said...

Também concordo que o excesso faz mal. É por isso que só tenho conta em:

Advogato, ANobii, aSmallWorld, Badoo, Bahu, Bebo, BlackPlanet, Broadcaster.com, Buzznet, CakeFinancial, Capazoo, Care2, Classmates.com, Cloob, Consumating, CouchSurfing, Cyworld, Dandelife, deviantArt, DontStayIn, Elfwood, Experience, Project, Facebook, Faceparty, Flickr, Flixster, Fotolog, FriendsReunited, Friendster, Frühstückstreff, GaiaOnline, Gather, Geni.com, Gossipreport.com, Grono.net, GuildCafe, Habbo, hi5, HospitalityClub, Hyves, iLike, imeem, IRCGalleria, iWiW, Jaiku, JogaBonito, kaioo, LibraryThing, lifeknot, LinkedIn, LiveJournal, LunarStorm, MEETin, Meetup.com, MiGente.com, Mixi, mobikade, MocoSpace, MOG, Multiply, MyOperaCommunity, MyChurch, MyHeritage, MySpace, myYearbook, Nabuur, Naszaklasa.pl, Netlog, Nettby, Nexopia, Odnoklassniki.ru, OkCupid, orkut, OUTeverywhere, Passado, Passportstamp, Phanfare, Pingsta, Plaxo, Playahead, Pownce, ProfileHeaven, RateItAll, Ravelry, Reunion.com, Ryze, Sconex, Searchles, Sermo, Shelfari, Soundpedia, Sportsvite, Stickam, StoryMash, Student.com, StudiVZ, Tagged.com, TakingITGlobal, Taltopia, TravBuddy.com, Travellerspoint, tribe.net, Tuenti.com, Twitter, V Kontakte, Vox, WAYN, WebBiographies, Windows Live Spaces, Wis.dm, Woophy, Xanga, XING, Yahoo! 360°, Yahoo! Mash, Yelp, Inc., YouTube, Zooomr.

E é tudo.

17 abril, 2008 23:51  
Blogger Vida de Praia said...

Paulinha: a cusquice tem sempre direito ;-D

Obrigada por contares sobre as tuas boas experiências com estas coisas, mleonor.
Sobre as coisas que não fazem mal costumo dizer que tiram a malta jovem (e não só!) das ruas e é da maneira que não passam tempo a fazer disparates ;-)

Diz-me que estás a inventar, jaime, por favor! Senão vou ter de te internar imediatamente :-D

17 abril, 2008 23:56  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Realmente, ninguém tem quinhentos e tal amigos (virtuais).
Só mesmo um triste diria isso!
Eu tenho 1100!!!!
;o)

Beijos

19 abril, 2008 08:55  
Blogger Vida de Praia said...

LOL
Ya, whatever, sorrisos!...
Um beijinho.

19 abril, 2008 18:39  

Enviar um comentário

<< Home