quarta-feira, abril 16, 2008

Desenhos
Devo desde já confessar que no que diz respeito a desenhos feitos por crianças sempre tive dificuldade em apreciá-los e em fingir que os aprecio. Como não tenho filhos é raro ser confrontada com esta situação; mas há sempre os sobrinhos e os filhos de amigos, que um vez por outra me oferecem um desenho da sua autoria ou me mostram a obra de arte que estão a criar e é ver-se e desejar-se, porque fico sem saber o que dizer para soar encorajadora e ao mesmo tempo credível – particularmente se não consigo decifrar o que é suposto ser aquela espécie de círculo que mais parece uma hipérbole com um monte de riscos que dele irradiam (uma pessoa? Um disco voador? Um lago? Uma mesa? Um sol?).
Enfim, acabo sempre por elogiar as cores, ou o esforço e por evitar comentar o conteúdo e a qualidade (– “ai que avião tão giro!” – “Não é um avião, é o meu cão. Não vês?” – “Ah, pois é... devo estar a precisar de óculos”), para não ofender os putos, que, segundo dizem, investem imenso de si nos desenhos que fazem. É verdade: segundo os peritos um desenho não é só um desenho: é uma chave de acesso à alma infantil, uma fonte de conhecimento sobre o que ocupa – e preocupa – a criança nessa altura da vida, um espelho que por suposto reflecte fielmente o que lhes vai no íntimo. Segundo os peritos nada é desenhado ao acaso – o motivo, as cores, a localização dos diversos elementos no desenho e imagino que até o que falta tem um significado.
O que eu acho um mistério é como é que alguém se apelida de perito nestas coisas e diz conseguir discernir e interpretar os desenhos infantis, quando eu, por muito que tente, raramente chego à conclusão certa:
– “Que engraçado – desenhaste um canguru de avental!
– “Não é um canguru – é a minha avó. Não vês?
– “Ah, pois é... devo estar a precisar de óculos”.
(fotos no topo: lakecountyparks.com)

16 Comments:

Blogger Menina said...

Olá*

Recentemente trabalho como voluntária numa pediatria de um hospital e tenho feito muitos desenhos com os meninos =) e gosto.

É espantoso ver a a forma como eles já percebem muito mais do que imaginamos.

Beijos*

16 abril, 2008 10:02  
Blogger Vida de Praia said...

Olá. Obrigada pela experiência de primeira mão, menina :-)
Eu não me atreveria a desenhar com as crianças, pois revelaria que os meus dotes para o desenho não se desenvolveram nem um bocadinho desde os 10 anos de idade ;-)
Um bj.

16 abril, 2008 10:48  
Blogger Marcia said...

Nunca tive jeito para o desenho! Se me pedissem agora para desenhar, tenho a certeza que sairia um desenho muito semelhante àqueles que fazia na primária :) Sou uma alma muito perturbada LOL

16 abril, 2008 10:51  
Blogger Vida de Praia said...

Por essa ordem de ideias somos duas almas muito perturbadas, psipages :-)

16 abril, 2008 11:34  
Blogger Marcia said...

:) Great minds think alike :)

16 abril, 2008 13:15  
Blogger papel químico said...

pois eu fico fascinada com os desenhos das crianças, com a liberdade com que usam as formas e as cores e o sentido preciso com que o fazem. é engraçado ver a percepção do corpo através dos desenhos, cabeças muito grandes, pernas muito compridas, dedos intermináveis, quando estão a desenvolver a motricidade fina. acho que ser mãe ajuda, mas sempre guardei religiosamente os desenhos que as crianças me ofereciam. e tenho arte infantil espalhada por toda a casa :) até na sala, em lugar de grande destaque.

16 abril, 2008 13:18  
Blogger Paulinha said...

Eu não tenho jeito nenhum para desenho, quando algum miudo/a pede para ajudar a pintar ou a desenhar, acaba sempre a dizer-me "Dá cá o lápis que não sabes fazer!" e depois eu faço uma cara triste e eles fazem um desenho todo catita para mim, do qual eu não percebo nada, só quando põem legendas!

16 abril, 2008 14:02  
Blogger Marta said...

Eu não tenho, tal como vocês, jeitinho rigorosamente nenhum para o desenho. Mas confesso que adoro desenhos feitos pelas crianças e para não correr o risco de fazer figura de urso e chamar cão ao cavalo e por aí fora, costumo dizer/perguntar: "que lindo desenho... conta-me lá a história dele!" Assim não se correm riscos! :D
Da mesma forma, sou curiosa - embora leiga - da interpretação do desenho infantil, e confesso que às vezes dá jeito para passar tempo em consultas onde os miúdos me deixam sem ideias! :)

16 abril, 2008 14:32  
Blogger Vida de Praia said...

You bet ya, psipages ;-)

Sim, o que descreves é deveras fascinante, papel. Mas creio que é preciso lidar muito com crianças e sentir-se à vontade com elas (e não ser acanhada como eu nesse aspecto) ou conhecer bem a criança para uma pessoa se aperceber desses pequenos detalhes tão expressivos e significativos.
Gosto imenso dos painéis feitos pelo teu Homem-Aranha que tens expostos no lugar de honra da vossa sala :-)

LOL, paulinha. É exactamente por isso que evito desenhar à frente das crianças... Excelente ideia a das legendas - uma ajuda enorme aos adultos pouco perspicazes como nós :-)

Outra estratégia inteligente, marta :-)
E imagino que esse teu interesse, por muito leigo que seja, te dê informações valiosas para o teu trabalho - certas coisas são difíceis de exprimir por palavras, mas um desenho torna as coisas mais claras.

16 abril, 2008 14:44  
Blogger Maria said...

Os desenhos deles podem dizer tanta coisa...:) E esse desenho do canguru que afinal era a avó, tenho de me rir :P
loool
bjnho.

16 abril, 2008 22:36  
Anonymous Anónimo said...

Que desenhos tão giros. :-) A Vida de Praia adivinha o que eu desenhava em pequeno?

16 abril, 2008 23:10  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Já reparaste que esses auto-denominados peritos fazem tais pesquisas apenas por não terem nada de mais interessante para fazer?

E porquê, perguntas tu (ou não perguntas, mas eu digo que sim).

Porque ninguém está para os aturar. Porque são limitados e, especialmente, infantis. E só por isso é percebem os desenhos de miúdos que estão ao seu nível cerebral.

Ou então não e eu é que não devia ter estado a falar com aquela bela garrafa de tinto...

16 abril, 2008 23:47  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, contêm muita informação, nostálgica. Beijinho.

São, não são? Mmmm... não desenharias por acaso já essa altura tubarõezinhos (e gajas com pouca roupa...), jaime?... ;-D

Ha ha ha, sorrisos - e o tinto era bom? ;-D
Beeeeeeeem... isso é que foi ”descascar” nos peritos, hã?!… O quê… por acaso também tens dificuldade em perceber e interpretar a arte infantil? Isso pode ser TÃO frustrante!… ;-)

17 abril, 2008 10:08  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Não, não tenho essa dificuldade. A prová-lo está o facto de os meus desenhos serem extremamente parecidos com os deles!
,o)

19 abril, 2008 08:52  
Blogger Vida de Praia said...

Excelente argumento, sorrisos; mas... apesar de os meus também o serem isso não me ajuda em nada na interpretação ;-)

19 abril, 2008 18:37  
Blogger Dadá said...

Oi! Obrigada pela experiência, mas é sempre bom que as crianças façam a leitura do que passaram para o papel em forma de desenho porque as vezes os professores não acreditam que a imprecisão sobre o termo curricular do seu aluno pode ser atribuída ao percurso da sua vida escolar na mesma sobre o que deve ser o processo educativo formal a diversidade de características e expectativas de cada etapa desse processo definindo com exactidão...
Abraços!!

02 setembro, 2011 07:22  

Enviar um comentário

<< Home