sábado, abril 19, 2008

É no cérebro
Hoje em dia qualquer psiquiatra ou aspirante a perito em psiquiatria ou neurologia tem tendência a ir buscar credibilidade através de métodos simples; o mais usado é talvez afirmar que qualquer coisa – a depressão, a esquizofrenia, a criatividade artística, a impulsividade, you name it – se encontra no cérebro. E melhor ainda se ilustrarem uma afirmação destas com vários slides mostrando imagens de scans ao cérebro e usarem o prefixo “neuro-” (por exemplo “neurocognitivo”, “neuropsiquiátrico”, “neurociência, etc.”. Soa fino e científico, porém é uma informação redundante e que não diz nada, uma vez que TUDO, toda a reacção humana de uma forma ou de outra passa pelo cérebro. Teria precisamente o mesmo valor que dizer que as células desempenham um papel essencial em relação à musicalidade. Estão a ver onde é que eu quero chegar?... Estou a falar de trivialidades, coisas banais que apesar da aparência para pouco servem para além de profilar certas pessoas.
Ora bem, foi portanto com um certo cepticismo que li há dias, que um grupo de cientistas americanos chegou recentemente à conclusão de que a política está (adivinharam!) no cérebro. E que é apenas uma mera questão de anos até conseguirmos determinar, se uma pessoa vota mais para a esquerda ou para a direita através de um simples scan cerebral. A pesquisa em questão já foi publicada na revista de renome NewScientist e não vos vou maçar com os detalhes (que são deveras maçadores!). Basta dizer que deram uma simples tarefa aos participantes no estudo e os que votavam mais para a direita tinham tendência a ser mais conservadores na sua maneira de resolver a tarefa, o que podia ser seguido nos monitores de actividade cerebral. Mais nada, é só.
Tudo bem. Mas eu só pergunto: será que algum dia se encontrará algo pertencente e relevante ao ser humano que não “esteja” no cérebro?
(foto: Colourbox)

9 Comments:

Blogger Sorrisos em Alta said...

E no caso dos homens??? Faz-se um scan á pila?
LOL

BOM FIM-DE-SEMANA!

19 abril, 2008 09:00  
Blogger Menina said...

Olá*

Pois...em tudo aquilo que fazemos a "caixinha mágica" aka cabeça está sempre envolvida lol

Então naqueles que pensam mil vezes antes de fazer alguma coisa...

Beijo*

19 abril, 2008 12:59  
Anonymous Anónimo said...

Se o hemisfério esquerdo acender, é porque vota à esquerda. Se o hemisfério direito acender, é porque vota à direita. Se os dois hemisférios acenderem, é porque é um indeciso. Se nenhum hemisfério acender, é porque é um abstencionista.

19 abril, 2008 16:18  
Blogger Marta said...

Segundo o Jaime, os meus hemisférios vivem permanentemente na escuridão! :D

19 abril, 2008 17:54  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela proposta científica, ó sorrisos; mas isso nem é preciso, porque a taradice sexual encontra-se (é claro) no cérebro :-P
Bom fim-de-semana para ti também.

Olá, menina. Claro! E referes-te em particular a quem sobrecarrega o cérebro com planos platónicos e acaba por não fazer nada, é isso? O quanto me irritam...
Um bj.

Que teoria interessante, jaime. Mas há que lembrar que o hemisfério esquerdo controla o lado direito e vice versa ;-)
Cá há um partido - de centro, claro - para esses tais em que ambos os hemisférios apresentam actividade; só têm uma opinião até arranjarem uma nova ;-D

Ó sra. d. Marta da escuridão hemisférica: olhe que votar é um dever cívico!...
;-)

19 abril, 2008 18:53  
Blogger Marta said...

Ó Vida de Praia... eu votar até voto... mas voto em branco!!
Eu não entendo nada, mas mesmo rigorsamente nada, de política. Acho que mais irresponsável do que não votar é votar sem consciência e ao calhas, apenas porque é um dever cívico! ;)

19 abril, 2008 20:06  
Blogger Vida de Praia said...

Ok, martinha. No fundo tens razão, por isso não te vou importunar com a minha já famosa palestra moralista sobre o voto em branco ;-)

19 abril, 2008 20:25  
Blogger Maria João Resende said...

Ele há coincidências!!! Descobri esta semana um site genial, com gente genial, onde tive o prazer de ouvir uma senhora para mim até então desconhecida, falar exactamente sobre o cérebro (e muito mais do que 'apenas' o cérebro). Deixo-te aqui o link, para espreitares, porque acho que há coisas que é imoral não partilhar. Espero que gostes!
http://www.ted.com/talks/view/id/229

20 abril, 2008 06:13  
Blogger Vida de Praia said...

Olá, optimist. Obrigada pelo link sobre muito mais do que o cérebro. Muito interessante; e assustador; e claramente optimista :-)

20 abril, 2008 09:33  

Enviar um comentário

<< Home