terça-feira, abril 22, 2008

O valor de uma chapada
A propósito do amor, que volta, não volta é tema deste blogue, não posso deixar de aludir a uma notícia referente a um estudo interessante publicado no periódico Psychological Science que li há dias sobre a já famosa incapacidade dos homens de perceber a comunicação corporal e não verbal das mulheres. Claro que se poderia argumentar, que as mulheres também têm a tendência a não ser muito claras nas suas intenções e expectativas, como foi discutido no blogue da marta há semanas atrás. Mas pelos vistos os homens – e imagino até que independentemente do seu grau de inteligência – têm uma dificuldade enorme em interpretar os sinais das mulheres e em descobrir o que estas querem, independentemente da clareza dos sinais enviados.
Segundo o artigo não sabem por exemplo distinguir se um sorriso apenas é amigável, ou se é sinal de flirt. Por consequência umas vezes ultrapassam barreiras que não deviam. E outras vezes, claro nem se dão conta do flirt feminino.
Segundo o mesmo estudo os homens são em contrapartida como um livro aberto para as mulheres, que lhes interpretam a linguagem corporal sem esforço de maior, graças à sua suposta superioridade em relação a comunicar.
O estudo concluia, que não é impossível para os homens aprender a interpretar o que que as mulheres dizem com o corpo e os gestos, mas que exige empenho da sua parte; e da parte das mulheres que lhes mostrem o mais nitidamente possível o que querem, se possível por palavras.
Já estou a imaginar a cena:
- Ela: “Querido, isto significa que quero que vás deitar o lixo fora”.
- Ele: “Espera lá. Não te importas de repetir mais devagar, que só apanhei o princípio?”Ou:
- Ela: “Amor, quando estou com esta cara (descreve a sua expressão facial ao mínimo detalhe), vês, significa que já viste suficiente desporto na televisão e que está na hora de desligar:
- Ele: “Como? Como? Com as sobrancelhas cerradas, os cantos da boca virados para baixo...

Claro que, a meu ver, não há nada mais eficaz do que linguagem corporal muito explícita, como um bom par de estalos, para se fazer perceber ;-)

7 Comments:

Blogger Paulinha said...

Eu vou ser má, mas como se costuma dizer "os homens pensam com a cabeça de baixo" enquanto que as mulheres gostam de fazer jogos e enviar sinais!!!

22 abril, 2008 12:35  
Blogger Maria João Resende said...

Meninas, convenhamos que nós somos um bocadinho difíceis de entender ... ou é mentira? Eu, que até sou propensa à auto-análise, tenho por vezes dificuldade em me entender, quanto mais.
Quanto ao estudo, nós podemos saber interpretar a linguagem corporal dos homens mas insistimos em querer ver grandes mistérios, segredos, e profundidades onde realmente elas não existem. Há tempos discutia isso com um amigo meu e ele tentava explicar mais ou menos assim:
Dois tipos são perfeitamente capazes de estar uma tarde inteira lado a lado, a pescar, sem dizerem uma palavra um ao outro. Não que não se interessem pelo outro, mas porque para eles 'estar', só, já é bom, estar ali é sinal de ser amigo ...não precisam de conversinhas para nada. E nós não nos resignamos com esta simplicidade, verdade?
Eu levei imenso tempo desta conversa a aceitar que era mesmo assim, e não consigo deixar de associar esta atitude a uma espécie de morte cerebral, mas, lá está, sou 'gaja'.

22 abril, 2008 14:07  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, paulinha :-) Tens razão.

E tu também, optimist. Somos muita complicadas, pá!
Obrigada pelo comentário sobre a conversa tão a propósito. Eu como nem sou nada tagarela (a sério!), prefiro essa simplicidade de que falavas, mas - também neste aspecto - sou bastante diferente das minhas amigas.

22 abril, 2008 14:57  
Blogger Marta said...

Eu não tenho nada a dizer: está tudo no referido post do meu blog! :D
Beijinhos

22 abril, 2008 17:11  
Blogger Vida de Praia said...

E onde é que achas que me fui inspirar, martinha? ;-D
Um beijinho.

22 abril, 2008 19:43  
Blogger Sorrisos em Alta said...

De facto, devia haver uma campanha de segurança chamada "se andar na internet, não beba!"

Ia eu todo contente a pensar que o título do post era "o valor duma chupada"... e sai-me isto!

vai dormir, miúdo, vai dormir...

(Peço desculpa à gerência pelo meu comportamento... não volto a repetir.... HOJE!)

23 abril, 2008 00:29  
Blogger Vida de Praia said...

Está desculpado, seu malandro. Mas para castigo, por não saber ler quando está com os copos, vai ter de escrever cem vezes:

chapada chapada chapada chapada chapada chapada chapada chapada chapada chapada chapada chapada
...
...

23 abril, 2008 07:22  

Enviar um comentário

<< Home