terça-feira, julho 15, 2008


Vivo num país tropical
Mesmo apesar das mudanças climatéricas que têm vindo a aumentar as temperaturas médias, nunca passaria pela cabeça de ninguém pensar na Dinamarca como sendo um país tropical. Pois não? E hoje nem é. Mas acreditam que já foi?...
Pois é: há uns tempos atrás encontraram cá fósseis de manguezal vivípara, também chamada mangue-vermelho (Rhizophora mangle da família das Rhizophoraceae), uma planta que hoje se encontra por exemplo ao longo das costas tropicais brasileiras e da África Ocidental e América do Sul.
E mais recentemente foram encontrados esqueletos fossilizados de papagaio supostamente datados de 55 milhões de anos numa pedreira em Mors, uma localidadezinha insular no norte da Dinamarca. Que não só é uma surpresa, pois a Escandinávia não é propriamente conhecida pela sua população de passarada tropical selvagem, mas também o mais antigo vestígio conhecido de vida papagaia a nível mundial e como tal vai ter direito a artigo a publicar no número mais recente da revista britânica Palaentology. Ao que tudo indica talvez os papagaios se tenham desenvolvido primeiro no hemisfério norte, tendo-se espalhado daqui até ao hemisfério sul, onde hoje são predominantes – já que os mais antigos vestígios no hemisfério sul não passam dos 15 milhões de anos.
O papagaio dinamarquês já tem nome: foi apelidado não de Louro ou Pepito, mas quase: chamaram-lhe Mopsitta Tanta – ou Danish Blue, para os amigos, inspirado no famoso sketch dos Monty Python de 1969 sobre o papagaio defunto em que o John Cleese é um cliente que tenta convencer o vendedor na loja de animais, protagonizado por Michael Palin, de que lhe vendeu um papagaio já morto e em que este último e não se deixa convencer e vem com uma desculpa esfarrapada sobre uma tal raça de papagaios norueguesa chamada ”Norwegian Blue”, que tem comportamentos sui generis.
Segundo David Waterhouse o paleontólogo irlandês que fez esta extraordinária descoberta o Mopsitta Tanta seria do tamanho de uma catatua amarela.
Que mais irão descobrir de revolucionário? Pinguins no deserto do Sahara? Ou camelos no Polo Norte?…
(fotos: scanpix, NF)

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É o célebre papagaio-esquimó.

15 julho, 2008 11:57  
Blogger Vida de Praia said...

Ha ha ha, jaime, celebérrimo até :-P

15 julho, 2008 12:05  
Anonymous Anónimo said...

Uma ave de temperamento gelado.

15 julho, 2008 12:11  
Blogger Unknown said...

Entretanto deixas a tua profissão e vais para a área da hotelaria ou quiça para turismo... eheheheh

15 julho, 2008 12:21  
Blogger Vida de Praia said...

E eu a pensar que os papagaios eram sempre uns cabeças quentes, jaime :-P

Olha que isto na volta até tem futuro, helena ;-)

15 julho, 2008 21:35  
Blogger papel químico said...

e esta, hein?

15 julho, 2008 23:40  
Blogger Vida de Praia said...

Podes crer, amiga papel!... Eu fiquei simplesmente pasmada com esta notícia.
Boas férias! Aproveitem bem. Bjs - tb ao teu cavaleiro e ao Homem-Aranha.

16 julho, 2008 00:12  
Blogger Menina said...

As reviravoltas que este nosso mundinho já deu lol impressionante... =)

beijito*

16 julho, 2008 00:15  
Blogger Vida de Praia said...

Deveras impressionante, menina!...
:-*

16 julho, 2008 10:19  

Enviar um comentário

<< Home