domingo, julho 13, 2008

Professor Salamandra
E por falar em ciência, já aqui referi o meu espanto em relação ao tema das pesquisas de certos cientistas – como por exemplo aqueles que pesquisam sobre a felicidade; mas também vale a pena fazer referência ao grau de especialização de certos professores catedráticos, que só sabem falar sobre uma célula em particular ou uma tribo minúscula e em extinção da floresta Amazónica.
Mas alguém já tinha ouvido falar de peritos em centopeias? Pois, na universidade de Copenhaga têm a felicidade de ter um perito em centopeias. Chama-se Henrik Enghoff e anda todo entusiasmado por ter descoberto um novo tipo de centopeia durante uma viagem à Tailândia. O bicho em questão (na foto) é cor-de-rosa e foi-lhe dado o nome de Desmoxytes Purpurosea, ou para os amigos o menos formal Shocking Pink Dragon Millipede (que até é mais giro, né?!).O mais engraçado porém foi ler como é que se topa que alguém está a desenvolver um interesse tão sui generis: segundo o perito, já desde miúdo que era um ”coca-bichinhos” ou ”coca-minhocas” e no liceu até publicou um livro sobre carraças (sim, que não se deve discriminar entre os bicharocos e carraça, pelos vistos, também tem direito a atenção...). Mas o destino quis que já houvesse um perito em carraças na Dinamarca ((sim, que não se deve discriminar entre os bicharocos e etc.) - e num país tão pequeno não haveria certamente espaço para dois… daí o Henrik se ter lançado às centopeias, o que diz nunca se ter arrependido, uma vez que durante a sua carreira já descobriu mais de 120 espécies diferentes e teve a honra de dar nome a 10.

Mas que ambição, hein?… Pois eu cá não sei nada sobre borboletas, mas nem por isso me importava que a próxima nova espécie levasse o meu nome... vidadepraiensis azulacea, por exemplo ;-)

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu contei 28 pares de patas.

13 julho, 2008 11:41  
Blogger Marcia said...

Ora aí está um bicharoco bem nojento... Só a palavra centopeia me causa arrepios :S
Considero-me uma pessoa com interesses diversificados, mas nunca senti o mínimo interesse por bichos esquisitos :)

13 julho, 2008 15:40  
Blogger Unknown said...

Grandes ideias. Se esse senhor se dedica ao estudo da centopeia eu vou dedicar-me ao estudo do escaravelho variante das batatas lol...

Ele há cada um...

13 julho, 2008 18:34  
Blogger Vida de Praia said...

Ou seja: nenhum de vós vai à bola com as centopeias, certo?... Eu também não ;-D

13 julho, 2008 19:03  
Blogger Marcia said...

Certo :)

13 julho, 2008 19:22  
Blogger Menina said...

Também não gosto lá muito desses bicharocos..lol

deixei um miminho no meu blog para ti**

beijinho*

13 julho, 2008 22:11  
Anonymous Anónimo said...

Não há aqui ninguém que apoie a pobre da centopeia?, que já basta ser cor-de-rosa choque, coitada da bicha!, e ter de comprar sapatos aos conjuntos de 28 pares de cada vez.

14 julho, 2008 00:24  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo miminho, menina - vou já lá espreitar :-)

He, he, he, ó jaime: quem tem de comprar tanto sapato de uma vez jamais se apelidaria de coitadinha ;-D

14 julho, 2008 06:59  

Enviar um comentário

<< Home