Magnetismo animal
Uma pergunta para os entendidos ou quem já passou muito tempo no campo: já alguma vez repararam que as vacas ou as ovelhas quando pastam estão todas viradas com a cabeça para o mesmo lado? Eu nunca tinha notado este fenómeno sui generis. Nem os investigadores da universidade alemã de Duisburg-Essen se calhar tão pouco se teriam dado conta, se não tivessem passado tanto tempo a olhar para 8.000 fotografias de satélite de rebanhos (que grande seeeeca!...). E mais: descobriram que as criaturas supostamente têm consequentemente o corpo virado no sentido norte-sul, quer quando pastam, quer quando dormem.
Mas porquê, mas porquê?... A resposta mais acertada seria provavelmente: quem sabe? Mas cientista não é capaz de fazer observações sem as tentar explicar de uma forma ou de outra e a sentença que deram sobre isto é a seguinte: os animais seguem o eixo norte-sul, porque sentem o campo magnético da Terra, tal como supostamente certos pássaros, os salmões e as tartarugas.
Eu só me pergunto: mas como é que eles sabem? Para mim isto é um autêntico mistério...
8 Comments:
Fazia mais sentido que as ovelhas orientassem-se em todas as direcções para vigiarem toda a área circundante à procura de lobos. Com as ovelhas todas orientadas na mesma direcção e sentido, os lobos podem aproximar-se vindos do sentido contrário sem serem visto.
bússolas biológicas :)
Os tubarões sentem o campo magnético da Terra.
Anónimo
instinto, instinto ! :P
Isso é o tipo de coisa que eu nunca tinha pensado sequer lol será que em veterinária vou falar disso?
beijo*
Contigo é sempre a aprender. Realmente desconhecia esta curiosidade...
Juro que não sabia essa dica sobre os animais... mas o seu instinto é unico... como para pressentir terramotos, por exemplo...
Beijo meu ♥,
A Elite
Pois. Mas as ovelhas são famosas pela burrice, jaime... mææææææ!
Sim, papel! Incrível, não é? Bússolas biológicas!...
Não duvido que os tubarões tenham acesso a este mecanismo avançadíssimo, “anónimo”. Mas calculo que sejam tão inteligentes que o usem com peso e medida, em vez de seguirem só a “corrente”.
E o instinto tem muita força, 'c. ;-)
Nem eu, menina. Tu prepara-te para todas as eventualidades! Já te imagino a “dar baile” com esta informação: “meus senhores, está algo errado aqui - as ovelhas estão a pastar cada uma para seu lado!...”;-)
É pá, esta sacola é mesmo um poço sem fundo de sabedoria, helena ;-D
É verdade, elite; também já tinha ouvido falar dos seus pressentimentos.
:-*
Enviar um comentário
<< Home